O mês de junho é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados.

O mês de junho é o período em que se costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados. Para destacar a importância da doação de sangue nesse momento do ano, está sendo realizada a campanha Junho Vermelho, destacando também o dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Sendo assim, a Secretaria Municipal da Saúde está convidando as pessoas que tem interesse em doar sangue, para que entrem em contato com o Posto de Saúde do centro para agendar o transporte até o banco de sangue de Lajeado.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%. O RS registra uma média de doadores de sangue superior à nacional, com 2,4% da população gaúcha doando. Porém, como o sangue tem validade, são necessários doadores regulares. O concentrado de plaquetas, por exemplo, tem validade de uso em até cinco dias, enquanto o concentrado de hemácias tem validade de 35 dias.

Data de publicação: 19/06/2019

Compartilhe!