O projeto “Vida de inseto”, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Trenzinho Alegre, de Cruzeiro do Sul, surgiu do interesse das crianças das turmas do Maternal B e Pré A, que durante as brincadeiras no pátio da escola encontravam diversos insetos e sempre questionavam as professoras sobre suas características. Diante disso, foram criadas diferentes atividades de exploração e observação para entender o curioso mundo dos insetos.

As crianças de ambas as turmas começaram a realizar pesquisas com seus pais, tendo sido realizadas diversas situações com o material trazido. Conforme os professores, essas atividades incentivam uma aprendizagem conjunta e une família e escola.

“No nadar do projeto encontramos lagartas na horta, juntamente com as crianças criamos uma casa para elas, chamado de ‘borboletário’. Acompanhamos todos os dias o desenvolvimento e esperamos o nascimento de uma borboleta. Acreditamos que esse trabalho de pesquisa e observação incentiva que as crianças sejam protagonistas das suas aprendizagens, já que incentivamos cada um a relatar o que viu ou o que tem vontade”, observa a professora Milene Herrmann.

Além disso, para dar mais significado ao estudo e gerar memórias significativas e felizes nas crianças, foi realizado um passeio ao Jardim Botânico de Lajeado. Ocasião em que foi possível observar o ambiente e conhecer diversos insetos, entre eles, as Libélulas.

“Esse projeto está trazendo aprendizagens para nós professoras e às crianças, pois acreditamos no potencial de trabalharmos e proporcionarmos na escola um currículo que inclua experiências ligadas à natureza e o incentivo para realizar pesquisas sobre ela para darmos um passo na formação de indivíduos mais conscientes”, finaliza a professora.

Data de publicação: 31/05/2019