A partir deste sábado, dia 1º de junho, o município de Cruzeiro do Sul passa a contar com a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari – Consisa VRT foi assinado pelo prefeito, Lairton Hauschild, nesta quarta-feira, dia 29 de maio. O chefe do Poder Executivo salienta que isso se deve graças a uma soma de esforços da Administração Municipal, em prol da comunidade.

A partir deste sábado (01), uma fatia dos atendimentos que eram realizados por parte da ambulância da Prefeitura será feita pelos profissionais do Samu. O investimento mensal do Município para manter o convênio é de R$ 9.094,60 o que corresponde a R$ 0,74 por habitante, com base na população apontada pelo IBGE em 2010.

Conforme o Consisa, é importante esclarecer à população que o Serviço deve ser solicitado somente nas situações de urgência e emergência. Tipos de atendimento: domiciliares – traumatismos, surtos, acidentes domésticos, gestantes, mal súbito, etc; apoio a catástrofes; traumas como – acidentes de trânsito, quedas, ferimentos com arma de fogo.

Para contatar o Samu, qualquer cidadão que precisar de urgência e emergência deve ligar gratuitamente para o número 192, onde será atendido pela Central de Regulação, sediada em Porto Alegre. Um médico questionará sobre a situação que a pessoa se encontra e o local, para oferecer o melhor atendimento. Assim, ele saberá que tipo de Unidade de Suporte – Básica ou Avançada – será preciso disponibilizar para o socorro.

Data de publicação: 31/05/2019