No último sábado, dia 4 de maio, foi realizado o tradicional dia D para a vacinação contra a gripe – Influenza.

No último sábado, dia 4 de maio, foi realizado o tradicional dia D para a vacinação contra a gripe – Influenza. Em Cruzeiro do Sul os dois postos de Saúde do Centro ficaram abertos das 8h às 17h para atender as pessoas dentro dos considerados grupos de risco e que não tinham como se deslocar até as unidades de saúde durante a semana, em horário comercial, para solicitar a dose.

No sábado, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, foram vacinadas 181 pessoas, destas, 41 no posto dos Grupos de Estratégia de Saúde da Família e 144 na Unidade Básica de Saúde da rua Santa Catarina. O resultado, de acordo com as enfermeiras responsáveis, foi satisfatório. O mesmo dia também foi oportunizado à regularização das cadernetas de vacinação das crianças de zero a menores de seis anos. Ao todo foram regularizados 13 documentos.

Até o último final de semana, desde o início da campanha, haviam sido aplicadas em torno de 1,8 mil doses, o que representa 53,7% da meta, a qual é de 3.379 pessoas que compõem os grupos de risco. Os maiores grupos são os de idosos com meta de 1.987 pessoas, tendo sido vacinados 1.105 (55,6%) e crianças menores de seis anos, com meta de 716 e vacinadas 355 (49,6%).

De acordo com a enfermeira Laís Cassuli a procura para vacinar as crianças preocupa, tendo em vista a baixa procura. “É importante que não deixem as crianças para vacinar próximo do final da campanha, principalmente as que nunca receberam a dose. Estas precisam receber a vacina em duas etapas, num intervalo de 30 dias. Deixando para o final da campanha, a segunda dose irá cair já para o período mais frio”, alerta a profissional.

A campanha de vacinação contra a gripe se estende até o dia 31 de maio. As doses são aplicadas nos dois postos do Centro. Na Unidade Básica de Saúde da rua Santa Catarina, ao lado do Hospital, das 7h às 17h, sem fechar ao meio dia e na UBS dos ESFs 1 e 2 das 7h às 12 e das 13h às 16h. Na UBS do Passo de Estrela não é aplicada a vacina da gripe.

Público alvo

As pessoas que compõem o público alvo são: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade – 5 anos, 11 meses e 29 dias; Gestantes; Puérperas – até 45 dias pós parto; Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; Povos indígenas; Professores de escolas públicas e privadas; Funcionários do sistema prisional; Jovens entre 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Influenza

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e um problema de saúde pública no Brasil. Pode levar a complicações graves e ao óbito, principalmente grupos de risco.

A transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas. A transmissão é elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e locais fechados. Também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo.

Estudos mostram que os vírus podem sobreviver por meses em determinados ambientes. Dentre os sintomas da gripe influenza estão o aparecimento súbito de febre, cefaleia, tosse, dor de garganta, dores musculares e articulações, mal-estar e fadiga. Alguns casos podem apresentar dificuldade respiratória.

Data de publicação: 08/05/2019

Compartilhe!