Na última semana a Secretaria Municipal da Saúde de Cruzeiro do Sul realizou sua Conferência Municipal da Saúde. O evento ocorreu nas dependências do Salão da Comunidade Católica, no Centro da Cidade.

O tema central da Conferência foi “Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”. Em torno de 50 pessoas, grande maioria ligada ao seguimento, participaram do encontro.

A abertura do evento foi com um breve pronunciamento do vice-prefeito, João Henrique Dullius, seguido do secretário da Saúde, Israel Moccelin. Também foi exibido um vídeo repassado pelo Conselho Estadual da Saúde onde um dos seus conselheiros destacou a importância das conferências para a discussão de qual o modelo ideal para a Saúde Pública e a consolidação do Sistema Único Saúde (SUS).

O secretário expôs um breve histórico sobre o SUS que atende atualmente em torno de 180 milhões de brasileiros; falou da importância de se trabalhar a prevenção; assim como de se ter consultas médicas mais longas, para que o profissional possa realmente analisar a fundo o problema de cada paciente e também tratar a prevenção. Moccelin ainda destacou que o município investiu 29,5% do seu orçamento em saúde em 2018, quando a lei exige que seja 15%.

Ao longo da conferência também foram criados grupos que discutiram os eixos propostos e posteriormente, no grande grupo, expuseram suas conclusões, sendo formuladas questões a serem encaminhadas para a Conferência Estadual, que ocorrerá em Porto Alegre.

Também foram eleitos quatro delegados titulares com quatro suplentes, que representarão o município a nível estadual. São eles: titulares – Eduardo Kauffmann, Claiton Dexheimer, Kátia Jachetti e Israel Moccelin; e suplentes – Anastácia Zarth, Vera Wendt, Virlene Diehl e Daiani Maria.

Data de publicação: 17/04/2019