No dia 18 de março, segunda-feira, ocorre mais uma etapa do recolhimento das embalagens de agrotóxicos, em Cruzeiro do Sul. A exemplo de anos anteriores, o recolhimento será realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sendo coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari, com apoio da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A coleta desse tipo de material ocorre desde o ano 2000 e abrange 25 municípios em nossa região. Conforme tabela divulgada pela Fundação, com números a partir de 2010, nestas oito últimas edições, em Cruzeiro do Sul foram coletadas em torno de 42,8 mil embalagens. Apenas em 2018 foram cerca de 4,1 mil.

Conforme a fundação Pró Rio Taquari e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, entre as vantagens da coleta está a limpeza e organização da propriedade, evitando a contaminação de pessoas e animais, permitindo a reciclagem, protegendo o meio ambiente, além do cumprimento da lei que determina a devolução das embalagens.

Pede-se que todas as embalagens a serem entregues tenham passado pela tríplice lavagem. De acordo com o Departamento, as vantagens quanto a isso são, a diminuição do risco de contaminação e mau cheiro, todo o produto é aproveitado nas aplicações, viabiliza a reciclagem e a economia dos recursos naturais. Além das embalagens de agrotóxicos, os produtores poderão também entregar as caixas de papelão onde os galões vem acomodados, sacos de milho e insumos, entre outros.

Para que o processo de recolhimento funcione da melhor maneira possível, mais uma vez os responsáveis desenvolveram roteiros para passar nas localidades. Em Cruzeiro do Sul serão dois roteiros:

Roteiro I – Arla

Bom Fim – Campo de Futebol, às 8h;

São Miguel – Pavilhão da comunidade, às 8h45;

Desterro – Cancha de bocha do Bolacha, às 9h30;

Maravalha – Mercado, às 10h15;

Linha Sítio – Ginásio de Esportes, às 11h;

Linha Sítio – Escola são Felipe, às 13h30;

Linha 22 de Novembro – Escola, às 14h15;

Boa Esperança Alta – Pavilhão Comunidade Católica, às 15h45;

Linha Nova – Sociedade, às 16h30;

Sampaio – Sociedade Progresso, às 17h15.

Roteiro II – Tritec

São Rafael – Sociedade, às 8h;

São Gabriel – Clube XV de Novembro, às 8h45;

Centro – Parque Poliesportivo, às 10h30;

Picada Aurora – Salão Ivo Reis, às 14h;

Picada Augusta – Sociedade, às 14h45;

São Bento – Canarinho, às 15h30;

Linha Primavera – Campo do Grêmio Primavera, às 16h15.

Data de publicação: 18/02/2019