As seis Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Cruzeiro do Sul estão sem atendimento desde o dia 21 de dezembro. Neste período os educandários passaram por um período de desinsetização, que é feito todos os anos.

Para o início de 2019 a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) criou o Programa de Férias. Conforme a coordenadora pedagógica, Daniela Sehn, não é possível que todas as escolas se mantenham abertas, tendo em vista a necessidade de férias dos profissionais. Desta forma, foi escolhida estrategicamente, um educandário o qual receberá as crianças que precisem ser atendidas neste período de começo de ano. O Programa de Férias se estenderá de 7 a 29 de janeiro, na Escola Dona Maria Julieta, no bairro Passo de Estrela.

Aos pais interessados em deixar seus filhos foi necessário que procurassem a direção de sua Escola para realizarem a inscrição das crianças. Contudo, para que a inscrição de cada um fosse efetivada, a família precisou apresentar um comprovante que dissesse quando a mesma estará de férias (30 dias), para que a criança também possa gozar do mesmo período. Daniela reforça que isso garante o direito da criança à convivência familiar regido pelo Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Conforme a secretária da Educação, Anelise Assmann, a Nega, cerca de 90 crianças foram inscritas para o Programa e serão atendidas a partir da próxima segunda-feira (07). O retorno do atendimento normal em todas as escolas se dará entre o final de janeiro e início de fevereiro, conforme o processo de adaptação dos alunos.

Em 2019 serão cerca de 500 crianças de zero a seis anos, do maternal a pré-escola, atendidas na Educação Infantil de Cruzeiro do Sul. “Atualmente não temos filas de espera por vagas em nosso município”, comemora a secretária.

Data de publicação: 03/01/2019