Em torno de 300 pessoas acompanharam na última quinta-feira, dia 13 de setembro, o evento organizado pela Secretaria da Saúde de Cruzeiro do Sul, por meio da equipe de Saúde Mental, dentro da Campanha Setembro Amarelo.

O encontro foi alusivo ao dia 10 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A equipe da Saúde Mental, realizou uma palestra falando sobre o Suicídio – não só como ato deliberado para tentativa de tirar a própria vida, mas também sobre o comportamento suicida, que são os pensamentos, planos e a tentativa de suicídio. O encontro reuniu, no salão da Paróquia Evangélica, comunidade em geral, profissionais da saúde e alunos de 6º ao 9º anos das Escolas João de Deus e Jacob Sehn.

Na abertura, o prefeito Lairton Hauschild falou da importância da união da comunidade para a prevenção do suicídio. Destacou que todas as pessoas têm problemas, sugerindo que jamais se perca a esperança, não deixando de acreditar em si. Por último enalteceu os profissionais do município que fazem um excelente trabalho. Na sequência, o secretário da Saúde, Israel Moccelin, fez a apresentação de toda a equipe da Saúde Mental.

A palestra foi conduzida pela médica Maria Rosa Iorra Camargo, destacando que o processo suicida é algo reversível. Ela trata o caso como uma doença, sendo portanto, passível de tratamento. A profissional frisa que a ideia suicida pode se arrastar por meses. Diante disso, pontua a importância da identificação da ideia para o tratamento. “Raramente o ato é impulsivo”, salienta.

Entre os diversos números destacados a partir de estudos, a médica observa que, em média, a cada dez pessoas que tentam o suicídio, uma consegue efetivar o ato.

Conforme a coordenadora da equipe de Saúde Mental em Cruzeiro do Sul, Valdireni Kronbauer Leonhardt, o assunto a ser debatido é extremamente importante, tendo em vista os inúmeros casos de tentativas de suicídio no município. “Temos casos semanais. Felizmente estamos conseguindo agir e levar as pessoas para tratamento”, frisa. A profissional salienta que entre os casos, há um grande número entre jovens da faixa dos 18 aos 25 anos. Além das tentativas de suicídio também chamam a atenção os casos de mutilação, que, segundo ela, também são uma forma de atentar contra a vida. “Precisamos ter a consciência que a pessoa não está querendo terminar com a sua vida, mas sim com um sofrimento. É muito importante falarmos sobre o tema, pois o suicida precisa de ajuda, mas não sabe pedir”, finaliza.

Data de publicação: 17/09/2018