Cavalarianos e demais tradicionalistas abriram oficialmente no final da tarde, início da noite desta quinta-feira (13), mais uma edição da Semana Farroupilha de Cruzeiro do Sul. O evento, como em anos anteriores, é realizado nas dependências do Parque Poliesportivo Municipal, no Centra da cidade.

A chama crioula foi trazida pelos cruzeirenses, representantes de entidades tradicionalistas locais, que buscaram o símbolo, em agosto, no município de Sarandi, após a centelha ter sido acesa e saído de Iraí.

Entre os pronunciamentos esteve o do prefeito Lairton Hauschild que destacou a importância da tradição e da figura, do recém falecido, Paixão Cortes. O chefe do Poder Executivo pediu que todos respeitassem um minuto de silêncio, em memória da maior figura do tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

Na sequência, com a participação do prefeito, vereadores e tradicionalistas, a chama crioula foi acesa no suporte colocado no Parque, onde permanecerá queimando até o encerramento dos festejos, dia 20 de setembro.

Dentre a programação ao longo da semana, que tem apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Smece), está: No dia 14, sexta-feira, apresentações da Escola Municipal de Música, a partir das 19h, seguido da Invernada Artística Chama no Pé. Às 22h haverá fandango animado pelo conjunto Lida Bruta.
No sábado, dia 15, às 16h será realizado o tradicional Futebol de Bombacha. Cada entidade fará sua equipe. Já no domingo, dia 16, às 9h30, os fiéis poderão acompanhar a Missa Crioula. Seguindo, nos dias 16, 17, 18 e 19, as entidades continuam com suas atividades no acampamento. Ainda, nos dias 16 e 17, haverá exposição com o tema: Tropeirismo no Rio Grande do Sul, na parte coberta da academia, junto ao Parque.

No dia 20, quinta-feira, feriado, às 9h30 ocorrerá o desfile de cavalarianos, também nos mesmos moldes dos anos anteriores, tendo como ponto de partida o Sítio do Inácio, no bairro Vila Rosa, passando pelas principais ruas do Centro, encerrando no Parque Poliesportivo. Ao final do desfile também será realizado o encerramento das atividades da Semana.

Data de publicação: 14/09/2018