A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul informa que na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite.

Todas as crianças de um até cinco anos incompletos – quatro anos, 11 meses e 29 dias – devem ser levadas para tomar as doses. A Campanha se estende até o dia 31 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, ou seja, nas duas do Centro. A Secretaria destaca a importância da vacinação, tendo em vista o aparecimento de casos de Sarampo nos estados de Roraima e Amazonas. A meta nacional é vacinar 95% do público-alvo.

Os profissionais da Saúde lembram que o Sarampo apresenta sintomas como manchas avermelhadas pelo corpo e febre. De acordo com a enfermeira da prefeitura, Eveline Paim Deon Bohn, essa doença, em alguns países subdesenvolvidos, é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil. Já a Poliomielite – paralisia infantil, está erradicada no Brasil, mas também de acordo com a profissional, está com tendência de voltar, tendo em vista a não procura pela vacina.

Para que todos tenham possibilidade de imunizar as suas crianças foi destinado o dia 18 de agosto, sábado, como Dia “D” da Campanha. As duas UBSs do Centro de Cruzeiro atenderão a comunidade neste dia, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Dúvidas sobre a vacinação podem ser esclarecidas junto aos Postos de Saúde.

A Secretaria pede para que os pais ou responsáveis não deixem de levar as crianças – dentro da faixa etária estipulada – para a vacinar, tendo em vista que a não procura pela vacina é um dos grandes fatores que contribuem para a volta das doenças.

Data de publicação: 03/08/2018