O Departamento Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul inicia nesta terça-feira, dia 5 de junho, atividades voltadas à comunidade para a Semana do Meio Ambiente. Neste que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, os munícipes são convidados a prestigiar a palestra com a professora da Univates, Elisete Maria de Freitas, sobre Agroflorestas. O tema da palestra será: “Espécies nativas vegetais podem ser exploradas comercialmente? A legislação permite?” A atividade será no Salão de Eventos da Prefeitura a partir das 13h30.

No dia 09 de junho, sábado, a partir das 13h30 horas ocorrerá o plantio de mudas nativas nas dependências do Parque Poliesportivo Municipal, no Centro da cidade. Serão cercas de 300 mudas a serem introduzidas no solo. A comunidade é convidada a participar da ação.

Já na tarde do domingo, dia 10 de junho, a comunidade terá novas atrações junto ao Parque Poliesportivo. Haverá o recolhimento de material inutilizado como: eletrônicos; óleo de cozinha usado; pilhas e baterias; e lâmpadas fluorescentes – máximo cinco por pessoa. Empresas também poderão trazer lâmpadas fluorescentes para que seja feita a destinação correta, contudo, para estas será cobrado o valor de R$ 1 por lâmpada, independente do tamanho e quantidade. Além disso, de acordo com o Departamento, serão colocados brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças. Ainda, haverá apresentação da peça teatral “As aventuras de Fortúnio”, do grupo A Turma do Dionísio, da cidade de Santo Ângelo. A peça de humor, que será apresentada a partir das 15h30, abordará a produção, reciclagem e reaproveitamento do lixo. A comunidade também é convidade a trazer sua cuia e térmica. A água quente e a erva mate estarão por conta da Ervateira Gauchima. Outras surpresas também estão sendo planejadas para o domingo, que marcará o encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Data de publicação: 05/06/2018