Tendo em vista que a sala de aula é um espaço dinâmico de ensino e aprendizagem, o Grupo de Pesquisa “Tendências no Ensino” sob coordenação da professora, doutora Maria Madalena Dullius, realiza estudos e pesquisas na Universidade do Vale do Taquari – Univates. Vinculado a esta pesquisa, a doutoranda Geovana Luiza Kliemann, com apoio de bolsistas da graduação, um doutorando em Ensino e Professores da Instituição, está desenvolvendo uma formação continuada com os professores do Ensino Fundamental de Cruzeiro do Sul.

A formação aborda estratégias para o ensino das ciências exatas, a partir de atividades experimentais, consideradas importantes recursos didáticos em diferentes níveis de ensino. Mais especificamente, estão sendo exploradas atividades experimentais, aplicativos computacionais e discutidas diferentes possibilidades de trabalhar Matemática, Física e Química em sala de aula.

As formações previstas para o decorrer de 2018, ocorrem no Salão de Eventos da Prefeitura, com a participação de 33 professores das sete escolas municipais. Até o momento ocorreram três encontros, sendo um por mês. No primeiro encontro foram exploradas diferentes possibilidades de abordar a resolução e formulação de problemas.

No segundo encontro, foram vivenciadas as atividades experimentais: “A Procura da Vitamina C” – misturas, reações químicas e concentração de Vitamina C em diferentes frutas e verduras; “Mão na Água” – conceitos físicos de temperatura, sensação térmica e calor; e “Vestindo a Camiseta dos números” – números inteiros e operações matemáticas.

No terceiro encontro foi explorada a atividade das “Bolas Flutuantes” – densidade de diferentes líquidos; o aplicativo “Phet” – densidade de objetos sólidos; e o “Balão no Espeto” – organização das moléculas. Durante as formações os professores manipulam os materiais, discutem possibilidades de aplicabilidade dessas práticas em suas salas de aula e debatem o conteúdo vinculado a cada situação.

“É gratificante ver a participação do grupo de professores, que interage, questiona, propõe novas possibilidades e acredita no ensino. Eles abrem mão de seus momentos de descanso para participar dos encontros no turno da noite, priorizando a educação. Agradecemos a Secretária da Educação Anelise Assmann e a Coordenadora Pedagógica Carine Dullius que acreditaram nessa proposta, mobilizando os professores para esta formação, além de cederem um espaço junto ao município para realização da mesma. É perceptível que a educação nesse contexto é prioridade e com isso todos têm a ganhar”, conclui Geovana.

Data de publicação: 22/05/2018