Na última semana os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da Rede Municipal de Cruzeiro do Sul estiveram reunidos e mobilizados para o dia “D” – Dia Nacional de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes (Smece), os profissionais se reuniram para estudar, entender e discutir o documento que vai redefinir os currículos e Projetos Político Pedagógicos (PPPs) das escolas.

Conforme a coordenadora pedagógica Daniela Sehn, “foi um dia importante para o conhecimento da organização e da estrutura da BNCC, pois durante o ano o município terá que reformular os PPPs das escolas para se adequar e definir o que é importante para a realidade local e que não está contemplado na Base”.

A realização do dia D segue uma orientação do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), e da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime).

A nova Base Curricular será implantada a partir de 2019 em todo o país, nos ensinos Infantil e Fundamental.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Ela serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam.

A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.

Data de publicação: 22/05/2018