Conforme a equipe de Saúde Mental de Cruzeiro do Sul, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru-SP, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

De acordo com a coordenadora da equipe cruzeirense, Valdireni Kronbauer Leonhardt, os objetivos são propor não só mudanças no cenário da atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

Visando marcar a data, nesta quarta-feira, dia 16 de maio, a equipe de Saúde Mental de Cruzeiro, organizou para os seus usuários um baile de máscaras. A atividade foi realizada nas dependências do Clube Náutico Delta, no bairro Bom Fim. “Seguimos lutando e comemorando o fim dos hospícios. Trabalhamos para que os usuários possam continuar convivendo com suas famílias e sociedade, participando dos serviços oferecidos pelo poder público, garantido uma melhor qualidade de vida”, destaca Valdireni.

Data de publicação: 18/05/2018