A equipe cruzeirense de Saúde Mental realizou na segunda-feira, dia 23 de abril, em uma empresa localizada no bairro Bom Pastor, em Lajeado, uma palestra para cerca de 50 pessoas.

De acordo com a coordenadora da equipe, Valdireni Kronbauer Leonhardt, o convite foi feito a partir da programação do Janeiro Branco, que foi desenvolvida em Cruzeiro do Sul no início do ano. Em janeiro a equipe de Saúde Mental realizou uma blitz percorrendo as principais ruas da cidade para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental. “O trabalho chamou a atenção da empesa, que pediu uma visita para conversar com os seus funcionários”, ressalta Valdireni.
Ainda conforme a coordenadora, o objetivo foi falar sobre a saúde mental em geral, discutir a importância de iniciar o ano com metas e planos. Assim como “refletir o que estamos fazendo com a nossa vida a qual passa de forma tão rápida”, destaca. Foi discutida a relevância de um olhar do funcionário para a sua saúde mental. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho de saúde mental não é apenas para pessoas que possuem algum distúrbio”, assinala. Por último, Valdirene avalia como positivo o encontro com os trabalhadores da referida empresa, tendo em vista o relato dos mesmos que gostaram da atividade.

Janeiro Branco

O mês de janeiro foi escolhido por que as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida, para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. “O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade física e psicológica e desrespeito consigo e com o outro, chegando a cometer suicídio e homicídio, em função de seu sofrimento psicológico. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. Por isso pretendemos falar sobre o assunto durante todo o ano”, finaliza a coordenadora Valdireni.

Data de publicação: 25/04/2018