Nesta terça-feira, dia 10 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), de Cruzeiro do Sul, mais uma vez reuniu os diretores de seus educandários para discussão de assuntos pertinentes ao dia a dia do ano letivo. O encontro contou também com a presença da Pastoral da Educação e foi realizado no Salão de Eventos da Prefeitura.

Entre os assuntos discutidos esteve o projeto Hortas nas Escolas, que foi abordado pela enfermeira do ESF e coordenadora, Eveline Paim Deon Bohn e a professora e bióloga, Mirian Strate, que é de Teutônia e apoiadora da proposta.

Outra questão debatida foi a edição deste ano da Feira do Livro e o projeto “Deixa que eu Conto”, que ocorrerão nos dias 6, 7 e 8 de junho, nas dependências do Ginásio Orlando Eckert, no Centro.

A reunião ainda abordou: casos que envolvem Conselho Tutelar; sugestão de formações para EMEIS e EMEFS; transporte para passeios; casos de ausência de direção; almoço nas escolas; e o Programa de Ensino e Educação “Pense”.

O programa Pense, idealizado e desenvolvido pela área de Responsabilidade Social do jornal A Hora, busca acolher projetos individuais e coletivos por meio de financiamento do Fundo Assinante Solidário do Jornal A Hora e das organizações parceiras, como a Univates.

O projeto espera envolver 5 mil professores municipais, estaduais e particulares, além de 56 mil alunos do Vale do Taquari, que serão visitados duas vezes por mês por meio de caravanas nas escolas.

Entre as ações propostas está construir um programa com ênfase no aperfeiçoamento de professores e no desenvolvimento de projetos escolares voltados para a melhoria da relação entre professor, aluno, família e escola; promover palestras, debates e seminários nas áreas de saúde e bem-estar, relações humanas, estímulo à profissionalização acadêmica, formação de liderança, cooperação, educação financeira e tecnologia; e estimular a produção de projetos dos professores, a fim de valorizá-los como seres humanos e reconhecê-los como educadores.

Data de publicação: 11/04/2018