Na segunda-feira, dia 02 de abril, ocorre mais uma etapa do recolhimento das embalagens de agrotóxicos, no município de Cruzeiro do Sul. A exemplo de anos anteriores, o recolhimento será realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sendo coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari, com apoio da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A coleta desse tipo de material ocorre desde o ano 2000 e abrange 25 municípios em nossa região.

Conforme a fundação Pró Rio Taquari e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, entre as vantagens da coleta está a limpeza e organização da propriedade, evita a contaminação de pessoas e animais, permite a reciclagem, protege o meio ambiente, além do cumprimento da lei que determina a devolução das embalagens.

Pede-se que todas as embalagens a serem entregues tenham passado pela tríplice lavagem. De acordo com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, as vantagens quanto a isso são: a diminuição do risco de contaminação e mau cheiro, todo o produto é aproveitado nas aplicações, viabiliza a reciclagem e a economia dos recursos naturais. Além das embalagens de agrotóxicos, os produtores poderão também entregar as caixas de papelão onde os galões vem acomodados, sacos de milho e insumos, entre outros.

Para que o processo de recolhimento funcione da melhor maneira possível, mais uma vez os responsáveis desenvolveram roteiros para passar nas localidades. Em Cruzeiro do Sul serão dois roteiros:

Roteiro I – Arla

- Campo de Futebol do Bom Fim às 8h;

- Pavilhão da Comunidade de São Miguel às 8h45;

- Cancha de Bocha do Bolacha em Desterro às 9h30;

- Mercado de Vilson Mallmann na Maravalha às 10h15;

- Ginásio de Esportes da Linha Sítio às 11h;

- Escola São Felipe de Linha Sítio às 13h30;

- Escola da Linha 22 de Novembro às 14h15;

- Pavilhão da Comunidade Católica de Boa Esperança Alta às 15h45;

- Sociedade de Linha Nova às 16h30; e

- Sociedade Progresso de Sampaio às 17h15.

Roteiro II – Tritec

- Sociedade São Rafael às 8h;

- Campo do XV de Novembro em São Gabriel às 8h45;

- Parque Poliesportivo no Centro às 10h30;

- Salão Ivo Reis de Picada Aurora às 14h;

- Sociedade de Picada Augusta às 14h45;

- Campo do Canarinho de São Bento às 15h30; e

- Campo da Linha Primavera às 16h15.

Data de publicação: 28/03/2018