No dia 30 de setembro, as professoras Carla Weber, Morgane Miranda, Rosa Labres, Suzane Bruxel, Gilmara Wildemann, Iziane Freisleben e Fernanda Zanchetti das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Vila Zwirtes e Dona Maria Julieta, de Cruzeiro do Sul, participaram do “Fórum Nacional de Educação Infantil – Ressignificando Saberes”. O evento foi realizado no Hotel Imperatriz, em Lajeado, reunindo participantes de todo o Rio Grande do Sul, inclusive de estados vizinhos, como Mato Grosso.

Conforme os professores foi um dia intenso de aprendizado, o qual iniciou com a conferência da professora Adriana Hammes ‘Espaços, Tempos e Recursos na Educação Infantil’, a qual encantou a todos com os recursos que ela utilizou para contar histórias aos participantes, além de possibilitar que todos conhecessem e explorassem materiais confeccionados com objetos normalmente descartados.

Posteriormente, o grupo pode aprender com o professor Renato Cesar Bini que abordou o tema ‘Como o cérebro aprende’. Os educadores ter sido uma fala significativa, que iniciou com uma dinâmica, mostrando como é importante haver empatia e proximidade entre professor e aluno, para que ele possa perceber como o aluno aprende: olhando (visual), ouvindo (auditivo) ou sentindo/explorando (cinestésico).

Seguindo, a professora Cristina Buss desenvolveu o tema ‘Tenho um autista na minha sala de aula, o que fazer?’. Ela explicou o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais características mais comuns nos autistas, compartilhando com os participantes vídeos e relatos de atividades que desenvolve com esses alunos que frequentam a sala de recursos da escola em que atua.

Por último ocorreu a palestra com o professor Luiz Gustavo Schwan que abordou o tema ‘O poder do brincar na Educação Física na Educação Infantil’. Ele encerrou o evento falando da importância do brincar para o desenvolvimento integral das crianças, mais especificamente da importância da realização de brincadeiras/atividades físicas para a saúde física e mental, atualmente em xeque devido às brincadeiras tecnológicas às quais as crianças se rendem o que acaba por torná-las sedentárias, e com isso havendo um significativo aumento de doenças cardíacas, de obesidade e problemas motores. Ao final ocorreram dinâmicas, com brincadeiras, aproximando os participantes, muitos dos quais nem se conheciam.

Os professores destacam a diversão, novas amizades e muito aprendizado, os quais marcaram o evento, que irá enriquecer a prática pedagógica.

Data de publicação: 17/10/2017