O município de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento, realizou na segunda-feira, dia 31 de julho, a 2ª Conferência Municipal da Saúde e 1ª Conferência Municipal da Vigilância Sanitária. O evento ocorreu nas dependências do Salão Paroquial da Comunidade Católica, no Centro da Cidade e reuniu em trono de 100 pessoas.

Conforme a secretária da Saúde e Saneamento, Aline Flores, as duas conferências foram realizadas no mesmo momento, tendo em vista uma otimização das questões a serem debatidas, tendo como objetivo principal a elaboração de propostas para o Plano Municipal da Saúde.

Antes da discussão das propostas, os presentes ouviram o médico pediatra Sérgio Kniphoff, que apresentou uma retrospectiva sobre a Saúde Pública no Brasil. Ele também enfatizou a importância da população nesse tipo de encontro e na tomada de decisões. Ainda, comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelas administrações diante da falta de recursos. Kniphoff ainda destacou a importância do trabalho em equipe dos profissionais da saúde, enaltecendo o papel dos agentes comunitários, assim como a relação da saúde com os demais setores do poder público.

Posteriormente a enfermeira Eveline Paim Deon Bohn fez a apresentação dos serviços de Vigilância no município, e a enfermeira Sofia Müller explanou sobre os indicadores da saúde.

O próximo passo foi a discussão, em grupos, de quatro eixos: I – O papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a rede de atenção à saúde; II – Acesso a integração das práticas, saberes, processos de trabalho das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública e suas tecnologias; III – Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; IV – Implementação das políticas intersetoriais e participação social para a promoção da saúde e redução de doenças e agravos fortalecendo as ações da vigilância em saúde.

Após a discussão dos eixos foi feito o relatório final das conferências e as propostas que irão compor o Plano Municipal da Saúde, juntamente com as propostas elencadas durante a Conferência Municipal da Mulher.

Data de publicação: 02/08/2017