O município de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Saúde e Saneamento, convida todos os interessados em participar da 2ª Conferência Municipal da Saúde e 1ª Conferência Municipal da Vigilância Sanitária. O evento ocorre a partir das 13h da próxima segunda-feira, dia 31 de julho, nas dependências do Salão Paroquial da Comunidade Católica, no Centro da Cidade.

Conforme a secretária da Saúde e Saneamento, Aline Flores, as duas conferências serão realizadas no mesmo momento, tendo em vista uma otimização das questões a serem debatidas.

Num primeiro momento será feita a leitura do regimento interno. Na sequência os presentes serão contemplados com uma fala do médico Sérgio Kniphoff, que abordará a Saúde Pública. Também, a enfermeira Sofia Müller, irá apresentar os indicadores em Saúde no município. Posteriormente haverá um debate entre os participantes sendo feito o levantamento de propostas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde, o qual tem prazo para ser concluído até o final deste ano. “É de suma importância a participação da comunidade, pois é necessário se pensar o que se quer para a saúde pública para os próximos quatro anos”, destaca Aline. Algumas propostas já foram elencadas durante a Conferência Municipal da Mulher, que ocorreu em 10 de maio. Também serão encaixadas propostas vindas da Conferência da Vigilância Sanitária, que irá ocorrer na sequência da tarde. “Após todos os levantamentos, é possível que ocorra um novo encontro para a apresentação do Plano”, acrescenta a secretária.

No decorrer será realizada a Conferência da Vigilância Sanitária onde a população terá a oportunidade de conhecer melhor o serviço e também discutir propostas para o setor. Estas serão levadas à Conferência Estadual, a qual ocorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro, em Porto Alegre. Para isso, também serão escolhidos três delegados, representado os usuários, um trabalhador e um gestor, que levarão as propostas até o evento na Capital do Estado.

Tendo em vista a realização das duas Conferências, as três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município não terão atendimento na tarde do dia 31. Salvo as consultas do período da tarde, na Unidade do Centro, na Rua Santa Catarina.

Data de publicação: 26/07/2017