Tendo em vista o início do Censo Agropecuário 2017, que inicia em 1º de outubro, nesta quarta-feira, dia 5 de julho, na sede do Poder Legislativo, ocorreu a primeira reunião, de instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subárea Lajeado, Gustavo Reginato. Lembrando que a subárea Lajeado atende 12 municípios, entre eles, Cruzeiro do Sul.

Nos anos de censos, o IBGE institui as CMGE e convida representantes da sociedade local para delas participarem, e assim, colaborarem na organização do censo. Isso propicia a atuação conjunta do Instituto com a sociedade, dando nitidez às atividades institucionais e amplia o apoio das comunidades locais às operações, na disseminação dos estudos, levantamentos, mapeamentos e pesquisas.

Para o Censo Agro deste ano, as CMGEs têm como objetivo o acompanhamento das etapas de preparo, de coleta e divulgação de dados, engajando a população e as autoridades no levantamento de dados, de modo que esses possam contribuir para a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas.

Na reunião em Cruzeiro do Sul foram apresentados os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta, tais como cessão de espaço e internet, local para treinamento e apoio para a equipe de recenseadores e supervisores, entre outros.

Em Cruzeiro do Sul, que possui cerca de 1,3 mil propriedades rurais, o que é uma estimativa do IBGE, serão cinco recenseadores. No total, 13 pessoas se inscreveram para concorrer as vagas. A prova será realizada no dia 16 de julho, em local ainda a ser definido. Os inscritos poderão conferir detalhes no site FGV Projetos.

Esta operação censitária tem como finalidade obter informações sobre o universo de estabelecimentos agropecuários do país, constituindo-se na principal e mais completa investigação da estrutura e produção do setor primário, de sua inserção e relacionamento com os demais setores da economia.

Data de publicação: 06/07/2017