Mais uma vez, em menos de um mês, o Vale do Taquari foi atingido por uma enchente. Entre os municípios que sofrem com esse tipo de evento está Cruzeiro do Sul.

Mais uma vez, em menos de um mês, o Vale do Taquari foi atingido por uma enchente. Entre os municípios que sofrem com esse tipo de evento está Cruzeiro do Sul. No final de maio, quando o nível das águas no Porto de Estrela ficou um pouco acima dos 21 metros, nenhuma família precisou ser retirada de casa. Contudo, na virada desta quinta-feira (08) para sexta-feira (09), foi diferente. O Rio Taquari marcou o seu nível máximo às 1h15 desta sexta-feira, quando alcançou 24,36m.

Conforme o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil do município, João Henrique Dullius, sete famílias foram levadas para o ginásio do bairro Vila Célia, tendo em vista que no ginásio do Centro ocorre a Feira do Livro. Outras oito famílias foram levadas para a casa de amigos ou parentes. Além disso, em quatro residências, os pertences foram retirados da parte de baixo e colocados para parte superior. “Também observamos que cerca de dez famílias saíram por conta própria”, diz Dullius. A primeira família a ser retirada de casa foi às 18h e a última às 22h. Segundo Dullius, a grande maioria do bairro Vila Zwirtes.

Além das famílias retiradas, várias ruas foram bloqueadas pelas águas. Entre elas, as ruas Arno Cíceri, Ruben Feldens, Dom Pedro II e General Neto, partes das ruas São João, Santa Catarina, Santa Maria e Doutor Vila Nova. Ainda, vias interioranas como a Curva do Canivete, no Bom Fim e a Curva da Demanda (ERS-130), em São Miguel. Também foram bloqueadas as estradas gerais de Boa Esperança Alta e Baixa, devido o volume de água do Arroio Sampaio. Estes pontos foram liberados por volta das 4h desta sexta-feira. Lembrando que o acesso à Lajeado deve ser feito pela ERS-130.

Conforme o coordenador ainda é cedo para dizer quando as famílias começam a retornar para as suas casas e as vias desobstruídas.

Conforme a Secretaria da Educação, devido a cheia, algumas escolas também não têm aulas hoje. São elas: EMEI Dona Maria Julieta e EMEF Passo de Estrela, essas no bairro Passo de Estrela e EMEI Vila Zwirtes e EMEF Antônio Domingos Cíceri, no bairro Vila Zwirtes.

Data de publicação: 12/06/2017

Compartilhe!