Até o final da última semana, 56,18% dos contribuintes haviam pago o seu Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única. As informações são do setor de tributos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o servidor Luciano Pessi. Esse valor corresponde a R$ 877.850,00, num total de 1.737 imóveis.

Conforme Pessi, os números são positivos, tendo em vista, em anos anteriores, os pagamentos em cota única, que garantem desconto de até 15%, terem sido menores. “Sempre ficamos na casa dos 50%. Nesta oportunidade foi um pouco além”, assinala. O pagamento do valor em sua totalidade, com descontos, foi possível até o dia 10 de março. O montante ainda pode ser quitado de uma só vez, contudo, sem abatimentos. O Imposto também pôde ser parcelado em até seis vezes, com o primeiro vencimento também para 10 de março. Esse procedimento foi adotado por 15% dos contribuintes, o que representa, em valores, cerca de R$ 300 mil. “Ainda é possível fazer o parcelamento, mas apenas em quatro vezes. Para isso, é preciso procurar o setor de tributos”, salienta Pessi.

Ao todo, como explica Luciano Pessi, são em torno de 3,1 mil imóveis que precisam pagar o Imposto no município. Para este ano o IPTU teve um acréscimo de 8,4 %, conforme lei 1514-04/2016. “Interessante lembrar que o valor pago pelo munícipe, no que diz respeito aos imposto, é revertido em benefícios para o mesmo por parte do poder público. Também é valido que o proprietário do imóvel fique atendo, pois, caso não acertar o valor do Imposto durante o ano corrente, no próximo ele será inscrito em dívida ativa”, assinala.

Data de publicação: 02/05/2017