Começou nesta terça-feira, dia 11 de abril, o processo de vacinação contra a gripe, em Cruzeiro do Sul.

Começou nesta terça-feira, dia 11 de abril, o processo de vacinação contra a gripe, em Cruzeiro do Sul. O atendimento, segundo a secretária da Saúde, Aline Flores, ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cléto Johner, na rua Santa Catarina e Doutor Pereira, na rua Visconde do Rio Branco, de segunda a sexta-feira. A vacinação se estende até o dia 26 de maio.

Conforme a enfermeira Sofia Müller, na primeira semana a preferência é para o atendimento de pessoas acimas dos 60 anos e profissionais da Saúde. “Lembramos que neste anos, os profissionais da Saúde precisam apresentar comprovante, como por exemplo, carteirinha de conselho”, assinala.

A partir da próxima semana, serão atendidas as demais pessoas que se encaixam nos grupos prioritários: crianças de seis meses até cinco anos incompletos; gestantes; mulheres que tiveram bebê há até 45 dias; e professores do ensino regular, com comprovação de vínculo com o educandário. As duas últimas semanas serão destinadas, preferencialmente, para pessoas com doenças crônicas, as quais precisam de atestado comprobatório do motivo. Para os acamados, que precisam de atendimento domiciliar, é preciso que se faça o agendamento até o dia 28 de abril, pelo telefone 3764-1176, ou pessoalmente no Posto, por algum responsável.

Neste ano, o Ministério da Saúde estendeu a meta de 80% para 90% para a população dos grupos prioritários dos municípios. Em Cruzeiro, são num total de 3.134 pessoas. A maior fatia é de idosos, acima dos 60 anos, que somam 1.987 pessoas. Sofia acredita que, a exemplo do ano passado, a meta deva ser alcançada.

Um dos beneficiários com a vacina é o morador do bairro Passo de Estrela, Raul José da Silva, de 62 anos. O idoso, que também se enquadra do grupo com doenças crônicas (hipertenso), salienta que faz a vacina desde os 50 anos, e que nunca mais contraiu gripe. “Eu aprovo a vacina”, destaca.

Dia D

O dia D para a vacinação contra a gripe será em 13 de maio. Em Cruzeiro do Sul, as UBSs do Centro estarão atendendo das 8h às 17h.

Professores

A partir deste ano, os professores também estão enquadrados nos grupos prioritários. Contudo, a Secretaria Estadual da Saúde deixa claro que se estende apenas para: professores do ensino regular (básico e superior) da rede público privada; monitores do ensino regular que atuam dentro das salas de aula; demais trabalhadores lotados nas escola de ensino regular que auxiliam dentro das salas de aula, quando há absenteísmo do professor. Para fins de vacinação, é necessário levar comprovante de vínculo com a instituição de Educação.

Não serão contemplados na campanha: demais trabalhadores lotados nas escolas de ensino regular, tais como diretores, coordenados, orientador educacional, setor administrativo, merendeiras, limpeza/serventes, que não atuem dentro das salas de aula; escolas de ensino profissionalizante; cursinhos pré-vestibular; preparatório para concurso; autoescola; academias.

Data de publicação: 11/04/2017

Compartilhe!