Na segunda quinzena de abril, a granja de ovos férteis de Augusto Kich, na localidade de Bom Fim, em Cruzeiro do Sul, estará com sua obra de ampliação concluída e receberá seu primeiro lote de aves. A informação foi repassada pelo proprietário, na manhã desta sexta-feira, dia 31 de março, para o prefeito Lairton Hauschild e vice-prefeito João Henrique Dullius, que estiveram visitando o empreendimento. Conforme Kich, as obras para a implantação de dois novos galpões, que somam cerca de 5 mil m², iniciou em julho de 2016, com os trabalhos de terraplenagem. A estrutura dos aviários começou a ser construída em fevereiro deste ano. “Mesmo um pouco atrasados, estamos dentro do cronograma exigido pela fiscalização”, salienta o proprietário. O investimento nos galpões, que serão totalmente climatizados, gira em torno dos R$ 2,2 milhões. O produtor enaltece ainda a parceria com o Município. “A prefeitura sempre garantiu um bom auxílio. Isso foi muito importante para o andamento da obra”, garante. Neste sentido, o vice-prefeito se mostra extremamente satisfeito com sua equipe de trabalho. Já o prefeito destaca a importância do investimento, tendo em vista a criação de empregos e o retorno para os cofres públicos. Os dois novos galpões irão permitir que a granja aloje 34 mil aves a mais. Somando assim, com os demais aviários da propriedade, uma capacidade total de aproximadamente 90 mil aves. “Isso representará uma média de produção de 72 mil ovos por dia”, revela o empreendedor. Cada lote de aves fica nos galpões durante 300 dias. Os ovos produzidos são destinados para os incubatórios, e, posteriormente para as propriedades que criam as aves até o momento e irem para o abate. Os ovos férteis saem a cada dois dias da propriedade de Kich. Augusto Kich conta que começou com a produção de ovos férteis em 1998, apenas com auxílio da família. Atualmente são 28 pessoas trabalhando na granja, destas, seis são o proprietário e seus familiares.

Data de publicação: 05/04/2017