Na última segunda-feira, dia 27 de março, ocorreu mais uma etapa do recolhimento das embalagens de agrotóxicos, no município de Cruzeiro do Sul. A exemplo de anos anteriores, o recolhimento foi realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sendo coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari, com apoio da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Conforme divulgado na manhã desta quinta-feira pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente, foram contabilizadas 4.984 embalagens recolhidas, sendo: 2.663 de 1 litro; 1.697 de 5 litros; e 624 de 20 litros. No ano passado foram 7.188 frascos recolhidos durante o roteiro.

A coleta desse tipo de material ocorre desde o ano 2000 e abrange 25 municípios em nossa região. Conforme a fundação Pró Rio Taquari e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, entre as vantagens da coleta está a limpa e organização da propriedade, evita a contaminação de pessoas e animais, permite a reciclagem, protege o meio ambiente, além do cumprimento da lei que determina a devolução das embalagens. Ainda, realizando a tríplice lavagem, diminui-se o risco de contaminação e mau cheiro, todo o produto é aproveitado nas aplicações, viabiliza a reciclagem e a economia dos recursos naturais.

Data de publicação: 30/03/2017