Começou oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 29 de março, o recadastramento biométrico em Cruzeiro do Sul. A solenidade foi conduzida pelo Juiz da 29ª Zona Eleitoral, Luís Antônio de Abreu Johnson. Também estiveram presentes o promotor eleitoral, Carlos Augusto Fiorioli, a chefe do cartório, Maria Betânia Rohde, o prefeito, Lairton Hauschild, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Backes, assim como outras autoridades e comunidade em geral que já havia agendado o recadastramento para este dia.

O juiz destacou que a história da Justiça Eleitoral no Brasil se iniciou em 1932. Enalteceu dois processos importantes para o período, que foi a troca dos títulos de eleitor, em 1986 e mais recente, a implantação da Urna Eletrônica, garantindo maior segurança do voto. “Agora, um novo passo importante, que é a biometria, no combate a fraude da identificação do eleitor. Lutamos por eleições limpas e estamos tendo ótimos resultados em nossa região”, afirmou.

Fiorioli lembrou que Cruzeiro é o segundo maior colégio eleitoral da 29ª Zona, só perdendo para Lajeado. Destacou que o sistema que está sendo implantado é o mais moderno do país e, talvez, do mundo. “Isso traz transparência no processo, para que não se possa fraudar o voto. Estamos no caminho para o melhor no futuro”, disse.

O recadastramento biométrico em Cruzeiro do Sul se estende até o dia 11 de outubro. Conforme a chefe do Cartório, até o momento, em torno de 1,5 mil eleitores cruzeirenses já realizaram o procedimento, junto ao Cartório, em Lajeado. O que representa em torno de 15,5%. Ao todo são 10.374 pessoas aptas a votar, em Cruzeiro do Sul.

Para o recadastramento, que é realizado no Salão de Atividades da Prefeitura, é necessário que seja realizado agendamento. Isso pode ser feito pessoalmente na Prefeitura, ou pelo telefone 9 8040 3748. O horário de atendimento para o recadastramento é das 10h às 12h e das 13h às 16h30, de segundas a sextas-feiras. Caso o eleitor preferir realizar o procedimento no Cartório, em Lajeado, não é necessário agendamento e o horário de atendimento é das 10h às 17h, também de segundas até sextas-feiras.

Data de publicação: 29/03/2017