Na segunda-feira, dia 27 de março, ocorre mais uma etapa do recolhimento das embalagens de agrotóxicos, no município de Cruzeiro do Sul. A exemplo de anos anteriores, o recolhimento será realizado pela Associação Rural de Lajeado (Arla) e Tritec Equipamentos, sendo coordenado pela Fundação Pró Rio Taquari, com apoio da Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A coleta desse tipo de material ocorre desde o ano 2000 e abrange 25 municípios em nossa região. Até 2016, foram cerca de 620 mil embalagens recolhidas em todas as cidades atendidas. Apenas no ano passado, em Cruzeiro do Sul, foram recolhidas em torno de 7 mil embalagens.

Conforme a fundação Pró Rio Taquari e o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, entre as vantagens da coleta está a limpa e organização da propriedade, evita a contaminação de pessoas e animais, permite a reciclagem, protege o meio ambiente, além do cumprimento da lei que determina a devolução das embalagens.

Pede-se que todas as embalagens a serem entregues tenham passado pela tríplice lavagem. As vantagens quanto a isso são, a diminuição do risco de contaminação e mau cheiro, todo o produto é aproveitado nas aplicações, viabiliza a reciclagem e a economia dos recursos naturais.

Além das embalagens de agrotóxicos, os produtores poderão também entregar as caixas de papelão aonde os galões vem acomodados, sacos de milho e insumos, entre outros.

Para que o processo de recolhimento funcione da melhor maneira possível, mais uma vez os responsáveis desenvolveram roteiros para passar nas localidades. Em Cruzeiro do Sul serão dois roteiros:

Roteiro I – Arla

Campo de Futebol do Bom Fim às 8h; Pavilhão da Comunidade de São Miguel às 8h45; Cancha de Bocha do Bolacha em Desterro às 9h30; Mercado de Vilson Mallmann na Maravalha às 10h15; Ginásio de Esportes da Linha Sítio às 11h; Escola São Felipe de Linha Sítio às 13h30; Escola da Linha 22 de Novembro às 14h15; Pavilhão da Comunidade Católica de Boa Esperança Alta às 15h45; Sociedade de Linha Nova às 16h30; e Sociedade Progresso de Sampaio às 17h15.

Roteiro II – Tritec

Sociedade São Rafael às 8h; Campo do XV de Novembro em São Gabriel às 8h45; Parque Poliesportivo no Centro às 10h30; Salão Ivo Reis de Picada Aurora às 14h; Sociedade de Picada Augusta às 14h45; Campo do Canarinho de São Bento às 15h30; e Campo da Linha Primavera às 16h15.

Data de publicação: 24/03/2017