No dia 10 de março, em Cruzeiro do Sul, iniciaram as atividades do Grupo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Pessoas com Deficiência e suas famílias.

No dia 10 de março, em Cruzeiro do Sul, iniciaram as atividades do Grupo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Pessoas com Deficiência e suas famílias.

Conforme a assistente social do município, Barbara Weber, consolidado há dez anos, o vínculo entre as famílias persiste no curso do tempo fazendo jus a proposta dos encontros, qual seja, o desenvolvimento do sentimento que pertença e de identidade, com respeito às necessidades e especificidade do ciclo de vida dos participantes.

Os encontros são quinzenais e ocorrem nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). São realizadas oficinas de trabalhos manuais, e, no sítio do Inácio, no bairro Vila Rosa, onde os participantes fazem Equoterapia. Ainda segundo Greice, a proposta é planejada e considera os eixos norteadores do Serviço: convivência social, direito de ser e participação, criando situações desafiadoras com estímulo à construção e reconstrução de histórias e vivências individuais e coletivas.

O SCFV é um Serviço que, dentre outros, materializa as ações da proteção social básica da Política de Assistência Social, cujo objetivo é prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Zero a seis

Já no dia 13 de março, foram retomadas as atividades do SCFV com crianças de zero a seis anos e seus familiares. Neste caso, segundo Greice, o serviço consiste em atividades cujo objetivo é fortalecer vínculos familiares, prevenindo situações de risco social.

As atividades são realizadas a cada duas semanas, em segundas-feiras, às 14h, na brinquedoteca do Cras. Os trabalhos são desenvolvidos pelas assistentes sociais Bárbara Weber e Greice Körner. Neste ano, também está fazendo parte das atividades a orientadora social Carla Dutra.

Data de publicação: 21/03/2017

Compartilhe!