Ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 30 de dezembro, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, o ato de posse dos novos comandantes dos Poderes Executivo e Legislativo de Cruzeiro do Sul. O local estava abarrotado de familiares, amigos e integrantes da comunidade em geral, que acompanharam o ato.

O primeiro passo foi a entrega dos diplomas e declaração de bens dos nove vereadores eleitos e o anúncio dos líderes da cada bancada. Do PSDB Leandro Olbermann (Tada), do PP Ubirajara da Silva Marques (Bira), do PDT João Celso Führ (Monga), do PT Anastácia Zart e do PMDB Milton Weiler. O líder de governo na câmara será Adriano Schneider do PSDB. Os demais vereadores são Sérgio Luís Backes, o Tio do PSDB, Jair Klein do PP e Gustavo Richter do PDT.

Também foi eleita a mesa diretora da câmara. Os nove vereadores foram favoráveis a chapa única que apontou como presidente Sérgio Luís Backes (Tio), do PSDB, vice-presidente Anastácia Zart do PT, 1º secretário Milton Weiler do PMDB e 2º secretário Leandro Olbermann (Tada) do PSDB.

Na ordem dos pronunciamentos, o primeiro a fazer o uso do palavra foi o então prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola. Ele fez um apanhado dos quatro anos de gestão, enaltecendo os problemas enfrentados com a crise e a calma necessária para trabalhar em prol da comunidade. Agradeceu aos vereadores que estiveram no Legislativo ao longo dos quatro anos, que, juntos, auxiliaram a aprovar importantes projetos. Desejou sorte aos novos que estão entrando, assim como aos reeleitos, enfatizando a importância do trabalho em conjunto entre os poderes para o bem do povo. Dingola ainda falou sobre a diminuição dos recursos provenientes do governo Federal, o que gerou muito sacrifício para gerir a máquina pública. Ainda destacou o saldo positivo que foi deixado em caixa, acreditando sendo um ganho para o início das atividades na nova Administração. Por último agradeceu o trabalho de todo o funcionalismo, a força que teve de sua família e desejou sucesso ao novo prefeito.

O vice prefeito eleito João Henrique Dullius, emocionado, agradeceu a toda equipe e familiares que trabalharam na campanha e parabenizou Marmitt pelo trabalho realizado ao longo dos quatro anos que esteve prefeito. Dullius enalteceu o companheirismo do prefeito eleito Lairton Hauschild, dizendo saber da responsabilidade, tendo em vista que as pessoas acreditaram na suas propostas. “Tenho certeza que toda a equipe dará o seu melhor nos próximos quatro anos, assim como, o Legislativo. Todos os governos que passaram tiveram dificuldades, mas fizeram a sua parte pelo município. Certamente nós também vamos fazer”, finalizou.

O prefeito eleito Lairton Hauschild iniciou seu pronunciamento dizendo saber das dificuldades, mas que “com muito trabalho e dedicação, sairemos vitoriosos”. Lembrou de várias obras que foram inauguradas recentemente, das quais também disse ter sua contribuição. Disse que a sua coligação não é formada de partidos, mas de pessoas. “Não quero ser o melhor e nem o pior prefeito”, frisou. Hauschild fez um agradecimento especial a sua família, lembrando das dificuldades que enfrentou no ano de 2014 quando seu pai, Lauro Hauschild, esteve internado na UTI. “Naquela oportunidade fiz uma promessa ao meu pai. Que seria prefeito de Cruzeiro do Sul”. O novo prefeito também se dirigiu a seu vice, lembrando serem amigos de infância e que vão trabalhar unidos. “Tenho o compromisso de não cometer erros com o meu vice”. Ele continuou. “Sabemos dos desafios. Estamos nos comprometendo com a população. Queremos acertar o máximo possível. Conto com o apoio de todos, pois sozinhos não chegaremos a lugar nenhum. Que 2017 seja de alegrias e vitórias”, encerrou.

Câmara

Antes do encerramento, o presidente do Legislativo, Tio Backes ainda anunciou os nomes que estarão assessorando a câmara: assessor legislativo Alan Bohn, assessora de imprensa Ana Carla Bonzanini, assessor jurídico Samuel Beuren (que posteriormente deve ser substituído por Adriana Schossler) e secretária executiva Daniela Mallmann. A primeira sessão ordinária de 2017 ocorre no dia 1º de fevereiro.

Secretariado

Após o ato de transmissão de cargo, lido por Leandro Luís Johner, o vice prefeito João Dullius fez o anuncio no secretariado a partir de 1º de janeiro. Rudi Schneider irá comandar a Secretaria de Administração e Finanças, Israel Moccelin o Planejamento, Hélio Backes é o secretário de Estradas, Aline Flores de Saúde e Saneamento e Anelise Assmann assume a Secretaria de Educação Cultura e Esportes.

Data de publicação: 04/01/2017