Foto: Jean HinterholzUm mês e meio após as eleições, ontem, dia 16, foi realizada a primeira reunião para a transição do atual Governo para a próxima gestão que assume em 2017.

• Foto: Jean Hinterholz

Um mês e meio após as eleições, ontem, dia 16, foi realizada a primeira reunião para a transição do atual Governo para a próxima gestão que assume em 2017. O prefeito eleito Lairton Hauschild, o vice João Dullius e o advogado Rudi Schneider, foram recebido pelo prefeito Cesar Leandro Marmitt (Dingola), o secretário de Administração e Finanças Leandro Johner e o assessor jurídico Fábio Gisch, num clima de bastante cordialidade.

Dingola deu as boas vindas e disse que colocará todas as informações a disposição da nova equipe, mas sugeriu que seja indicado o nome de cada secretário, que terá livre acesso para obter informações sobre a sua pasta. Falou sobre as dificuldades financeiras do município e os contratos em vigor, destacando que não há mais nenhuma função gratificada em vigor e que todos os CCs serão exonerados no fim do ano, para que o próximo governo componha o seu quadro, podendo ou não aproveitar servidores do atual quadro.
Falou que algumas máquinas estão paradas mas que isso é necessário para fechar as contas até o fim do ano. Lembrou que assumiu a prefeitura com muitos computadores zerados, sem nenhuma informação, mas faz questão de deixar todas as informações disponíveis e proibiu os funcionários de tomarem qualquer atitude que possa dificultar o trabalho da nova gestão. Schneider solicitou cópia dos contratos que vão adentrar o próximo ano, assim como, a relação de funcionários, cargo e salários, tanto dos CCs quanto dos concursados.
Hauschild questionou a interdição do bloco cirúrgico e as medidas adotadas pelo Município. Dingola disse que o hospital tinha problemas de documentação o que só foi corrigido no final de 2015. Destacou a urgência pois tem procedimentos como cesáreas que devem ser encaminhadas para lajeado, aumentando os custos para o Município e salientou que foram conquistados projetos num valor em torno de R$ 600 mil para reformas, instalação de um elevador e aquisição de equipamentos.

Questionado sobre a vinda dos contêiners para coleta de lixo, destinados pelo G-8, Dingola destacou que não haverá nenhum custo para o Município e que os compartimentos devem ser instalados na Zona urbana, destinando as atuais lixeiras para o interior. A coleta deve continuar sendo feita pela mesma empresa que possui contrato até o mês de março de 2017, podendo ser renovado. Dullius questionou se a posse poderia ser feita antes do dia 1º, em função das festas de fim de ano. O atual prefeito concordou e disse que poderia ser no sábado, dia 31, a tarde ou até mesmo na sexta, dia 30, fim do dia, mas que isto vai depender de acordo entre os vereadores.

Os nomes dos novos secretários não foram revelados.

Data de publicação: 18/11/2016