Foto: Marcio Steiner Ao todo foram 289 votos. Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, ocorreu a eleição, para definir a vaga, em aberto, para o Conselho Tutelar.

• Foto: Marcio Steiner

Ao todo foram 289 votos.

Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, ocorreu a eleição, para definir a vaga, em aberto, para o Conselho Tutelar. O início da votação foi às 8h30, se estendendo até às 16h30, tendo por local é a sede da Câmara de Vereadores.

Ao todos eram seis pessoas que tiveram as candidaturas homologadas pela Comissão Eleitoral, nomeada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul (COMDICACS).

Apesar do dia chuvoso, 289 pessoas se dirigiram a sede do Poder Legislativo e depositaram seu voto. Ao final foi eleita, com a maioria dos votos, Lícia Francisca Schneider (138 votos), seguida de Lilian Magali Lenhard (59), Carla Maqueli Silveira (39), Carmen Suzana Dexheimer (30), Cristiane Maria dos Santos (21), Kelly Capitani de André (2). A posse está prevista para o dia 1º de dezembro.

Os vencimentos para o eleito serão de R$ 837,89, mais vale-refeição de R$ 237,44, somando o valor líquido total de R$957,04.

18 de Novembro – Dia do Conselheiro Tutelar

Conforme o site calendarr.com, a função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes da sua comunidade. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens, criando iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Deve ter um apurado sentido de ética e determinação para gerir conflitos que possam aparecer durante o seu trabalho. Um conselheiro tutelar faz parte de um Conselho Tutelar, um órgão permanente e autônomo, criado de acordo com o artigo 131 do ECA.

Em Cruzeiro do Sul, com o eleito, são cinco conselheiros, que atendem em sala localizada nos fundos do salão paroquial católico, na rua São João, nº 339. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Nos demais horários a equipe trabalho em sistema de plantão, atendendo nos telefones 3764-2459 ou 99765-8984.

Data de publicação: 18/11/2016