Cruzeiro do Sul – A partir de um valor que foi repassado ao Fundo do Meio Ambiente, referente a multa paga por uma empresa do município, no que diz respeito a irregularidades frente a questões ambientais, o município tem a pretensão de implantar, no início do próximo ano, um projeto de captação de energia solar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn, no bairro Glucostarck. A Administração ressalta que é obrigatório o uso do referido valor para um projeto ambiental. O investimento deve girar em torno dos R$ 70 mil. A decisão da implantação do referido projeto no educandário ocorreu na última reunião do Conselho do Meio Ambiente. Conforme estimativa de uma empresa que trabalha com esse tipo de sistema, com cerca de 40 painéis policristalinos, a Escola deverá gerar toda a energia necessária para o seu consumo. Além disso, o que for gerado a mais é devolvido para a rede elétrica e gera uma espécie de bônus, que, quando o educandário ficar abaixo de sua produção diária, ou necessitar de um volume maior do que o produzido, esse bônus é devolvido.
Atualmente, numa média dos últimos três meses, a Escola tem um gasto mensal que fica na casa dos R$ 1,5 mil com energia elétrica. Com a estimativa de geração total da energia por meio do sistema solar, o educandário terá apenas uma despesa mensal com a taxa aplicada pela empresa responsável pela rede elétrica, que fica na casa dos R$ 60, tendo em vista ser trifásica. Ou seja, calcula-se que, economizando em torno de R$ 1,5 mil por mês, em cerca de quatro anos o investimento estará pago.
Na próxima semana o Poder Executivo irá encaminhar um projeto de lei ao Legislativo buscando autorização para abertura de crédito especial, objetivando o aproveitamento destes recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A partir da aprovação dos vereadores, a Administração poderá dar andamento no processo licitatório. Segundo o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, o projeto garantirá um modelo sustentável para o uso educativo, pois será modelo de produção de energia limpa. Além disso, se o modelo der certo, o mesmo deve ser estendido para outros educandários e departamentos gerenciados pelo poder público.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 09/12/2015