Cruzeiro do Sul –  O município, que comemorou seus 52 anos de emancipação política administrativa no dia 22 de novembro, está preparando uma série de atrações para o dia 29 de novembro, domingo, no fechamento das comemorações de seu aniversário. O dia será marcado pela 1ª Corrida e Caminhada dos Amigos da Casa do Morro. Contudo, esta é apenas uma das diversas atividades para o dia. Na ocasião a comunidade poderá aproveitar para descartar suas lampadas estragadas. O Departamento do Meio Ambiente e a empresa Recilux estarão presentes e fazendo a coleta de lampadas, dando posteriormente um destino correto para o material considerado altamente agressivo. Cada pessoa pode fazer a entrega de até cinco lampadas. Resíduos eletrônicos também estarão sendo recolhidos.

Além disso, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) confirma as seguintes atrações para o evento, que será realizado junto ao Parque Poliesportivo, no Centro: presença da ervateira Gauchima que distribuirá erva mate e água quente até o meio dia; também do grupo de escoteiros Centauro, com mostra de espelhos e atividades para as crianças, além de acompanhamento da corrida; presença da rádio Light FM; de artesãs orientadas pela Emater-RS/Ascar; apresentação do Grupo tradicionalista Chama no Pé com apresentação teatral; presença da Pastoral da Educação, divulgando a campanha Dezembro Vermelho; palco aberto com três apresentações (MPB, Pagode, Rock Nacional); além de apresentações do grupo Vozes de Santa Clara do Sul e da Escola de Música do Município; o Hospital São Gabriel Arcanjo estará realizando cadastro do programa Hospital mais saúde da Aes Sul; sorteio da ação entre amigos da Casa do Morro; e mais um sorteio da campanha de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics), em parceira com o município, a partir das 18h.

Inscrições para a corrida

Seguem até às 17h desta quinta-feira, dia 26, as inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada dos Amigos da Casa do Morro. Até estaquarta-feira, cerca de 30 pessoas já haviam garantido sua participação.

O evento ocorrerá nas categorias masculino e feminino e iniciará às 9h, sendo uma promoção do município em parceria com o SESC de Lajeado. O objetivo é promover a qualidade de vida da comunidade por meio do esporte.

As inscrições devem ser feitas na Prefeitura, junto a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). Lembrando que não serão aceitas inscrições no dia da prova. O valor é de R$ 30, o qual será revertido para a revitalização da Casa do Morro. No ato da inscrição e para retirada do kit, todos os participantes deverão apresentar documento de identidade. A retirada do kit (camiseta e número de peito), deverá ser feita pelo atleta, no local da prova, até uma hora antes da largada. Os atletas que já possuem a camiseta alusiva a Casa, não precisam pagar o valor da inscrição. Contudo, no dia devem estar trajando a peça. A idade mínima para participar da prova é de 16 anos.

A Secretaria salienta ainda que apenas precisam realizar inscrição prévia os atletas que irão participar da corrida. Pessoas que fizerem a caminhada, não precisam se inscrever. Apenas comparecer no dia do evento. Salvo aqueles que desejarem adquirir uma camiseta alusiva a Casa do Morro, a qual poderá ser comprada no dia.

Percurso

O trajeto, tanto para a corrida quanto para a caminhada terá saída e chegada junto ao Parque Poliesportivo. Os participantes sairão do Parque pela rua Doutor Vilanova, acessarão a rua General Neto, seguindo à esquerda, pelo Centro, até a rua Emílio Treter Sobrinho, onde vão em direção ao bairro Glucostarck. Os corredores continuam até a ponte sobre o arroio Sampaio, na divisa com o bairro Bom Fim, voltando pela mesma via. Ao chegar na Praça Dona Laura, devem seguir pela rua Dom Pedro II, até o Parque. Para quem participar da caminhada, o percurso é o mesmo, contudo o retorno ocorre na altura da empresa E.J. Brandão.

Premiação

A premiação da corrida será constituída de troféus para os três primeiros colocados nas categorias masculino e feminino. Também recebera troféu, o primeiro cruzeirense que cruzar a linha de chegada, nas modalidades masculino e feminino.

Data de publicação: 26/11/2015