Cruzeiro do Sul  – Semana passada foi realizada mais uma reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que conta com a participação de representantes do setor público, comércio e comunidade. A reunião contou a presença do prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, que solicitou autorização para utilizar um recurso de R$ 70 mil, proveniente de multas ambientais, para a implantação de um projeto de captação de energia solar na escola Jacob Sehn, no Bairro Glucostarck. Segundo ele, a ideia é instalar placas e conversores que permitam a autossuficiência da escola em termos de consumo de energia elétrica, gerando economia ao Município e servindo de teste para a futura implantação em outros prédios públicos, inclusive na prefeitura. Com a aprovação do projeto, o mesmo deve ser licitado e a expectativa é de que já esteja em funcionamento até o início do próximo ano letivo e dependendo  da quantidade de energia produzida, a mesma poderá ser utilizada inclusive na parte nova da escola que está sendo construída.

Plano Municipal de Saneamento Básico

A reunião do Conselho também contou com a participação da diretora da Lógica Gestão Ambiental, Simone Schneider, que informou que o Plano Municipal de Saneamento Básico de Cruzeiro do Sul foi aprovado esta semana pela Funasa. Depois de diversas audiências públicas, o Plano foi elaborado levando em consideração aspectos locais, com o objetivo de indicar programas e ações para soluções em um horizonte de vinte anos, para melhorias no abastecimento de água potável, de esgoto, resíduos e sistema de drenagem da água da chuva. Inclusive está no ar a página eletrônica que permite as pessoas se manterem informadas sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O acesso pode ser feito através do site da prefeitura no endereço www.cruzeiro.rs.gov.br, clicando no banner superior a direita, ou direto no link do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G8 – CIPAE G8 www.cipaeg8.rs.gov.br/saneamento-basico.

Foto Jean Hinterholz

Data de publicação: 26/11/2015