Ruas Laura Azambuja e Albino Fleck aguardam aprovação do BadesulRuas Laura Azambuja e Albino Fleck aguardam aprovação do Badesul Cruzeiro do Sul  – O Poder Executivo, desde o início da atual Administração, está em busca de recursos para a pavimentaç...

Ruas Laura Azambuja e Albino Fleck aguardam aprovação do Badesul

Cruzeiro do Sul  – O Poder Executivo, desde o início da atual Administração, está em busca de recursos para a pavimentação das ruas Albino Fleck e Laura Azambuja, que se interligam, entre os bairros Glucostarck e Vila Rosa, cortando o Morro de Cruzeiro. Segundo o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, esta é uma reivindicação antiga da comunidade e diz estar ciente dos problemas enfrentados, principalmente no verão, com a incidência de poeira. Na segunda-feira, dia 09 de novembro, o prefeito, juntamente com os secretários de Administração Leandro Johner e de Estradas Sérgio Backes, estiveram em Porto Alegre, no Badesul – agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do estado, reunidos com a superintendente de operações do setor público, Márcia Meneghini Santana, responsável pela análise de projetos. As lideranças cruzeirenses fizeram o encaminhamento do projeto para pavimentação asfáltica das referidas vias, que corresponde a cerca de 950 metros de extensão, com calçada de passeio de um dos lados. A estimativa de financiamento para a obra é de R$ 1 milhão. O projeto prevê o asfaltamento desde o cruzamento da rua Albino Fleck com Eugênio Floriano Sehn até o cruzamento da Laura Azambuja com a rua Oscar Lopes da Silva. Segundo o secretário Johner, a resposta de aprovação ou não para a liberação do financiamento será enviada em cerca de 60 dias. “Há grande chance de sermos contemplados”, diz. O prefeito destaca que este é o segundo projeto encaminhado pela atual Administração no intuito de pavimentar o trecho. O primeiro foi em 2013, no objetivo de angariar recursos via PAC 2, etapa 3. “Tivemos o projeto aprovado no PAC 2, contudo, até hoje, não houve e não há previsão para a liberação dos recursos, tendo em vista a crise pela qual o governo está passando. Sabendo da importância da obra para a comunidade, resolvemos tentar de outra forma”, observa.

Pavimentação poderia estar pronta

Segundo o prefeito Cesar Leandro Marmitt a referida obra poderia estar pronta, ou em fase de conclusão. Isso pelo fato do projeto ter sido aprovado no ano de 2012, quando a administração anterior fez o encaminhamento via PAC 2, etapa 2. Na ocasião o Executivo iria receber o valor de R$ 3 milhões, devendo entrar com uma contrapartida de R$ 202.528,49. O valor deveria ser usado para a pavimentação das duas ruas (Albino Fleck e Laura Azambuja) e outras vias, beneficiando moradores dos bairros Glucostarck, Vila Rosa, Vila Italiana, Vila Célia e Cascata. Ainda conforme Marmitt, o recurso só não veio, pelo simples fato de não ter sido envidado, após a aprovação do projeto, um documento chamado carta consulta, onde o prazo para o envio era, impreterivelmente, até o dia 23 de novembro daquele ano (2012). Como não foi enviado, quando a atual Administração assumiu, o recurso havia sido perdido. “O município estava apto, tudo certo, apenas não foi enviado este documento, por motivos desconhecidos. Certamente, se tivesse sido providenciado, estas obras estariam conclusas ou, pelo menos, bem encaminhadas. Este pacote é da mesma leva de obras conquistadas e postas em execução por municípios vizinhos como Teutônia, Estrela e Lajeado”, reflete o chefe do Executivo.

Fotos Marcio Steiner

Data de publicação: 19/11/2015