Cruzeiro do Sul  – A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Dona Maria Julieta, do bairro Passo de Estrela, está realizando atividades diferenciadas com seus alunos a partir de materiais potencializadores. Conforme as professoras Paloma da Silva e Fernanda Franciel dos Santos, tudo começou a partir do conhecimento frente ao trabalho desenvolvido pela professora e mestre Elisete Mallmann, através de sua dissertação defendida no início deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, intitulada: Materiais potencializadores e os bebês-potência: Possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um berçário 1. “Diante disso passamos a oferecer aos bebês possibilidades de explorarem diferentes materiais, tanto provenientes do descarte como preparados a base de produtos naturais e comestíveis, na medida em que, conforme Elisete Mallmann ‘Em virtude da diversidade de formatos, texturas, cores, cheiros e sabores, [...] são compreendidos como ferramentas que prolongam, medeiam, integram e ampliam as interações estabelecidas pelos bebês que, ao se relacionarem com estas múltiplas possibilidades, elaboram suas percepções e sensações acerca do mundo que os rodeia’.

Ainda conforme as educadoras, neste sentido, foi oferecido aos bebês, alguns potes confeccionados a partir de galões de cinco litros de água, que possuem estruturas diversas, assim como, constituem-se com bordados de diferentes cores em seu entorno. “Os bebês adoraram este momento diferenciado, se divertiram, sendo essa experiência de grande importância tanto para nós educadoras, quanto para o bebês, mostrando que um material de fácil acesso que torna-se algo tão cativante ao olhar sensível e criativo de nossos pequenos”, completam.

Fotos Divulgação

Data de publicação: 27/10/2015