Estudantes auxiliaram na produção dos alimentosAlunos recebendo instruções durante o projeto Turminha SESI Cozinha Brasil Cruzeiro do Sul  – Desde o início deste ano todas as Escolas Municipais estão engajadas no Projeto Alimentação Saudável, em par...

• Estudantes auxiliaram na produção dos alimentos

• Alunos recebendo instruções durante o projeto Turminha SESI Cozinha Brasil

Cruzeiro do Sul  – Desde o início deste ano todas as Escolas Municipais estão engajadas no Projeto Alimentação Saudável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura (SMEC), por meio da nutricionista Catia Dullius.

Não está sendo diferente na Escola de Ensino Fundamental Jacob Sehn, do bairro Glucostarck. Várias atividades já foram propostas nos anos iniciais com intuito de promover a conscientização da importância de manter hábitos alimentares saudáveis. Segundo a direção do educandário, foram aplicadas atividades como: leitura, dramatização e interpretação de gêneros textuais, tendo com o tema a alimentação; escrita de histórias; diversidade física das pessoas; valores; origem dos alimentos; estruturação de receita; alimentação saudável; grandezas, educação financeira, entre outras.

Além disso, para atingir também as famílias, cada aluno levou para casa a Sacola da Leitura, composta por um livro que fala sobre alimentação, gibis, ficha de leitura, receita e DVD com vídeos sobre hábitos alimentares, obesidade e consumo de produtos industrializados.

Ainda, em parceria com o SESI, através do projeto Turminha SESI Cozinha Brasil foram desenvolvidas oficinas de culinária, onde os próprios alunos ajudaram a fazer alguns alimentos, como suco verde e nuggets de vegetais, além de receber receitas saudáveis para fazer com a família.

Dando continuidade, a professora de Educação Física Marciana Corbellini pesou e mediu os alunos, para que fosse calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). Cada estudante recebeu uma ficha com seus dados e classificação corporal.

Para finalizar os pais dos alunos apontados como abaixo e acima do peso participaram de uma palestra com a nutricionista que alertou sobre a importância de uma alimentação balanceada e adequada como arroz, feijão, batata, carne, leite, legumes e frutas, e não industrializadas.

Segundo a nutricionista, com a correria do dia a dia cada vez mais estamos optando por comidas prontas e rápidas, o que vem aumentando os índices de crianças e adultos com sobrepeso e obesos, percebendo-se a necessidade de resgatar atitudes como cultivo de uma horta, fabricação do pão e massa para consumo, ingestão de água e sucos naturais e frutas.

Fotos Divulgação

Data de publicação: 08/10/2015