Cruzeiro do Sul  – O Transporte Escolar foi o principal assunto da reunião da Secretaria Municipal da Educação e Cultura com os diretores de todos os educandários do município. O encontro ocorreu na última segunda-feira, dia 31 de agosto, no salão de atividades da prefeitura.

Conforme a secretária Aline Inês Dullius, tendo em vista a necessidade da redução de gastos com o transporte, diante da falta de repasses de recursos por parte dos governos estadual e federal, o município irá avaliar com maior rigor, caso a caso, diante da real necessidade do uso do transporte escola por parte dos alunos.

Conforme a secretária, atualmente, muitos pais simplesmente não aceitam colocar o aluno na Escola de seu bairro, o matriculam em um educandário mais distante, e exigem o transporte escolar. “E estão ganhando”, afirma. A partir de agora, depois do mapeamento que será feito, o aluno só terá direito ao transporte escolar se não houver vaga na escola de seu bairro. Além disso, para ter direito, segundo Lei nº 317-02/2002, o estudante precisa residir a uma distância superior a dois quilômetros da escola onde está matriculado. “Se na escola do bairro, ou mais próxima da casa do aluno, tiver vaga e os responsáveis optarem por outro educandário mais distante, estes terão que se responsabilizar pelo deslocamento, não sendo mais de responsabilidade do município”, destaca a secretária.

Na reunião desta segunda-feira também foram discutidas as atividades da Semana Farroupilha, tendo as Escolas que desenvolver um tema, confeccionar cartazes e realizar oficinas. Ainda foi tratado sobre o desfile cívico a ser realizado no dia 22 de novembro, dia do aniversário do município, às 9h. O tema será “Casa do Morro – essa é nossa história”. Em caso de chuva será cancelado.

Outro tema debatido foi a 1ª Corrida e Caminhada dos Amigos da Casa do Morro que será realizada no dia 29 de novembro, às 9h. As inscrições para a caminhada (3 km) é gratuita. Já para a corrida (5 km), o atleta precisa adquirir uma camiseta alusiva a campanha. A idade mínima para participar é de 15 anos. A atividade ocorre com qualquer condição climática. No mesmo dia, durante todo o período, haverá a comercialização de comes e bebes no Parque Poliesportivo e diversas atrações. Às 17h30 ocorre mais um sorteio da campanha de prêmios da Associação Comercial e Industrial de Cruzeiro do Sul (Acics) e às 18h será organizado um sarau com a Escola Municipal de Música.

Na reunião os professores ainda debateram sobre a adesão do livro didático que deve ocorrer até o dia 08 de setembro e sobre os planos de ensino.

Foto – Marcio Steiner

Data de publicação: 09/09/2015