Cruzeiro do Sul –  Desde o último dia 3 de agosto está em andamento o período de campanha eleitoral das candidatas ao Conselho Tutelar. Para as cinco vagas existentes estão concorrendo ao cargo cinco mulheres: Cássia Fabiana Ribeiro, Dóra Regina Freiner, Elena Wendt, Márcia Regina da Silva e Maria Ilone Backes. Em 2015 as eleições serão unificadas, com votações ocorrendo na mesma data em todos os municípios brasileiros: 4 de outubro (domingo). Conforme regras previstas no edital de abertura do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, é proibida a propaganda ou divulgação eleitoral, individual ou coletiva, em rádio, televisão, revista e jornal, admitindo-se somente a realização de debates e entrevistas, em igualdade de condições para todos os candidatos. Igualmente é proibida a propaganda por meio de anúncios luminosos, cartazes, faixas, outdoor, e assemelhados, carros de som, ou inscrições em qualquer local público, com exceção dos locais autorizados pela Prefeitura Municipal ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul (COMDICACS) para utilização por todos os candidatos, em igualdade de condições. É permitida a propaganda, individual ou coletiva, através de folhetos, volantes e outros impressos, bem como a realização de reuniões ou palestras. No dia da eleição será expressamente proibida a distribuição de qualquer material de campanha dos candidatos, sob pena de, em caso de inobservância a esta vedação, cassação da candidatura. É vedada aos candidatos, ou em nome destes, no dia da eleição, a prática de transporte de eleitores. As denúncias das infrações cometidas no dia da eleição deverão ser formalizadas por escrito e acompanhadas de provas perante a Junta Eleitoral até o final da apuração. Além das regras previstas no edital, o COMDICACS também aprovou resolução regulamentando a campanha nas redes sociais da internet e com telefonia celular. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2016 para um mandato de quatro anos.

Data de publicação: 09/09/2015