Cruzeiro do Sul  – Há cerca de dois meses a coordenadora pedagógica e primeira dama Roselene Marmitt, a Nina, iniciou, com auxílio de outros profissionais da Secretaria da Educação e Cultura, uma pesquisa para a confecção de sabão artesanal, tendo a intenção de reaproveitar o óleo de cozinha uma vez utilizado nas Escolas Municipais de Educação Infantil. As experiências iniciaram na Escola Vila Zwirtes, que já é destaque em algumas questões de sustentabilidade. “No começo a intenção era elaborar sabão em barra, o que não deu certo. Foram pelo menos mais três tentativas até se chegar a um sabão líquido, em condições de uso”, revela. A partir de então a coordenadora passou a confeccionar sabão líquido para todas as escolas da rede municipal. “Contamos com a colaboração de todas as escolas para o reaproveitamento do óleo, dos pais que também trazem o material, assim como com o Departamento do Meio Ambiente que trabalha com a campanha do descarte ambientalmente correto e que está destinando o que recolhe para a produção do sabão”, diz Nina.

Além do óleo de cozinha, a receita leva água, soda caustica e álcool. “A ideia é repassar a forma de preparo para todas as escolas para que cada uma produza o seu. Assim como, fornecer aos pais dos alunos, que podem fazer em casa”, destaca. Além de ser uma economia, Roselene observa a importância de ser algo ambientalmente correto. “Certamente isso também será trabalhado com os alunos. Apenas com a compra de sabão para as escolas vamos economizar mais de 50%. Em tempos de crise, toda a economia é bem vinda”, reflete. Além do sabão que pode ser utilizado na máquina de lavar roupas e para eliminar a sujeira das louças, a equipe já está fazendo pesquisas para a confecção de uma líquido natural que substitui o limpa vidros industrial.

Receita do sabão

Ingredientes: 2,5 litros de óleo de cozinha usado; 1 litro de álcool (pode ser combustível); 300g de soda caustica; e água. Modo de preparo: Misturar a sóda caustica com um litro de água morna. Após diluída, misturar o óleo de cozinha usado e o álcool. Mexer por 20 minutos até criar consistência e deixar descansar por mais 30 minutos. Em seguida, acrescentar dois litros de água quente (quase fervendo) e misturar. Após, adicionar mais 25 litros de água morna. Como sugestão, acrescentar essência com aroma de sua preferência. Após esfriar, o sabão pode ser utilizado. A receita rende cerca de 30 litros.

Foto – Divulgação

Data de publicação: 27/08/2015