Cruzeiro do Sul  – O município, por meio da Secretaria da Agricultura, iniciou na última semana a entrega das sementes de milho do programa Troca-Troca/Safra. Na quarta-feira, dia 19 de agosto, o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola e o secretário da Pasta, José Roque Gerhardt, o Roquinho, acompanharam a entrega para alguns produtores. Conforme o servidor responsável pela encomenda e entrega, Gérson Kolling, até o momento foram repassadas em torno de 750 sacas. No total foram encomendadas 1.390 unidades, sendo que ainda faltam ser entregues para o município em torno de 370 sacas de determinada variedade. A retirada por parte dos profissionais do setor primário deve ser realizada junto ao Parque de Máquina do município, no bairro Glocostarck. Segundo Kolling, foi realizada a encomenda da quantia total colocada a disposição do Estado para Cruzeiro do Sul. Lembrando que cada agricultor com Inscrição Estadual (que possui Talão) pôde encomendar até três sacas.

O governo do Estado garante o subsídio de 28% no valor das sementes. O restante do custo é dividido entre Município e agricultor. A saca da semente convencional custa ao produtor R$ 43,20, valor que deve ser pago em abril de 2016. Os outros R$ 43,20 são pagos pelos cofres da prefeitura. Já a saca de semente transgênica custa R$ 132. Este valor teve que ser pago de forma antecipada, mais R$ 43,20 em abril de 2016. Entre os agricultores beneficiados estão Aldrovando Francisco da Silva, morador do bairro Glucostarck e Gaspar Romeu Fick da localidade de Picada Aurora. Eles fizeram a retirada das suas sementes na quarta-feira (19).

foto Marcio Steiner

Data de publicação: 21/08/2015