Cruzeiro do Sul  – Na primeira semana de agosto a Emater/RS-Ascar local, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria da Agricultura, realizou uma reunião técnica sobre cultivo de morango em sistema protegido no substrato.  Segundo o técnico em Agropecuária da Emater, Maurício Antoniolli, participaram agricultores que já produzem morango no solo, técnicos da Emater e da Secretaria da Agricultura e interessados em iniciar esta atividade que está em crescente procura. Na parte da manhã Antoniolli e a engenheira agrônoma Andreia Binz, ambos da Emater, expuseram assuntos como: o porquê de partir para este sistema, construção de estufa, custo de instalação, pragas e doenças do morangueiro, fertirrigação e substratos visando produção orgânica. Durante a tarde o grupo dirigiu-se para a propriedade de Márcia e Rudimar Burghart na localidade de Linha Nova. A família produz nesse sistema há três anos. O grupo pôde acompanhar em lóco as vantagens e dificuldades encontradas no dia a dia do trabalho com a cultura. “Segundo relato dos participantes foi um dia de buscar novos conhecimentos que se fazem necessários, pois cada vez mais surgem novas técnicas e sistemas, que possibilitam um trabalho menos ocioso, com viabilidade e que desperta interesse nos jovem para continuarem na agricultura familiar”, reflete Antoniolli.

Fotos Marcio Steiner e Emater/RS-Ascar

Data de publicação: 21/08/2015