Cruzeiro do Sul  – No dia 06 de agosto a Secretaria Municipal da Educação e Cultura iniciou um ciclo de palestras com os profissionais da rede municipal de Educação Infantil. No primeiro encontro cerca de 80 pessoas se reuniram no salão de eventos da prefeitura e acompanharam a palestra com a nutricionista do município Cátia Dullius. Conforme a secretária da Educação, Aline Dullius, a alimentação nas Escolas locais é sempre elogiada, inclusive por profissionais de fora do município.

Cátia ressalta que entre os assuntos abordados esteve a mudança do aleitamento materno para a introdução do alimento correto. “O nosso grande objetivo é introduzir alimentos saudáveis para evitar sobre pesos e obesidades futuras. Além disso, se introduzirmos uma alimentação correta hoje, isso irá se tornar uma hábito saudável amanhã”, destaca a nutricionista, observando que nas “creches” quase não há incidência de obesidade e sobre preso. Ela frisa que isso se deve ao fato das crianças receberem quase todas refeições nas escolas, ou seja, seis por dia no berçário e cinco para o maternal e jardim. “A realidade quanto ao peso começa a mudar no Ensino Fundamental, quando as crianças recebem apenas uma refeição na escola por dia. Salvo o turno integral que recebe três. Isso significa que a alimentação incorreta ocorre fora das escolas. Por isso, é importante a participação dos pais para que os filhos se alimentem de forma correta”, enaltece Cátia. A nutricionista destaca algumas rotinas de alimentação que são implantadas nos berçários e que devem ser seguidas em casa: nos berçários as crianças não recebem açúcar e sal adicionados aos alimentos; não recebem açúcar, achocolatado ou outros adicionados as mamadeiras; não recebem alimentos industrializados, como: sucos artificiais, iogurtes, salgadinhos, bolachinhas recheadas, e outros. Conforme Cátia o filho não nasce com hábitos, são os pais que desenvolvem estes hábitos que podem ser saudáveis ou não, ou seja, é uma escolha.

Conforme a nutricionista, a evolução da alimentação ocorre de acordo com a idade da criança, para isto, os professores vão informando os pais da fase alimentar que o aluno se encontra para que os mesmos possam iniciar a introdução dos alimentos em casa. “Lembrando que o mesmo alimento deve ser oferecido de oito a 15 vezes para a criança se acostumar com o sabor, antes disso não podemos afirmar que a criança não gosta deste alimento”, pontua.

A secretária lembra que o próximo encontro será no dia 03 de setembro, com a fonoaudióloga Débora Lengler e a pediatra Cíntia Gerhardt. “Estamos trazendo profissionais locais, que são qualificados e plenamente preparados para repassar as melhores instruções para os profissionais das Escolas”, destaca Aline.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 12/08/2015