Cruzeiro do Sul -  No dia 07 de agosto ocorreu um encontro entre as Vigilâncias Sanitárias Municipal e Estadual com os agentes comunitários de saúde e com alguns técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento. O evento realizado no Posto de Saúde Doutro Pereira, foi uma parceria entre a equipe da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Vigilância Sanitária local.

Entre os principais temas estiveram a abordagem das questões envolvendo ações relativas à dengue, à doença de chagas, à qualidade do ar em nossa região e a contaminação de suínos e bovinos por existência de hidatidose. A médica veterinária Flávia Pereira Bavaresco e a bióloga Carolina Brandt Gualdi, da Vigilância Sanitária Estadual, destacaram o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde na prevenção de doenças relativas aos temas acima relacionados, pois são esses servidores que diariamente estão em contato com a população, podendo, então, repassar várias orientações para a comunidade. Por último, foi dado destaque à necessidade de sempre serem realizadas ações conjuntas entre os agentes comunitários de saúde e os integrantes de todos os ramos da vigilância em saúde, ou seja, sanitária, epidemiológica, saúde do trabalhador e ambiental.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 12/08/2015