Cruzeiro do Sul  – A equipe do Departamento do Meio Ambiente, assim como a empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar no município, vem registrando irregularidades quanto ao depósito indevido de resíduos industriais em lixeiras públicas da ...

Cruzeiro do Sul  – A equipe do Departamento do Meio Ambiente, assim como a empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar no município, vem registrando irregularidades quanto ao depósito indevido de resíduos industriais em lixeiras públicas da cidade.

Conforme a bióloga responsável, Cristiane Welter, foram encontrados restos de material utilizado para a fabricação de palmilhas e solas de sapato. Os casos foram verificados em lixeiras das ruas da Divisa, Rubens Feldens, Dom Pedro II, Santa Catarina e Bento Gonçalves. “Em cerca de dez pontos foram constatadas as irregularidades. Suspeitamos que o material esteja sendo colocado pela mesma pessoa, ou empresa, tendo em vista ser semelhante e estar sempre dentro de sacos pretos, de lixo”, observa Cristiane. A bióloga lembra que a maior incidência ocorre durante os finais de semana. “Pedimos que os moradores que perceberem a ação realizem a denúncia para o Departamento”.

Cristiane frisa que esse tipo de material não pode ser misturado como lixo doméstico. “Cada empresa precisa dar o destino correto para os seus resíduos industriais. Ou seja, precisa ir para o aterro industrial”, pontua.

O Departamento está realizando visitas nos atelieres de calçados do município pedindo a comprovação da destinação correta dos materiais de cada um. “Interessante ressaltar que esse tipo de ação é crime ambiental, cabendo enquadramento da empresa de onde sai o material, assim como de quem está depositando”, conclui Cristiane.

Foto Marcio Steiner

 

Data de publicação: 31/07/2015

Compartilhe!