Cruzeiro do Sul  – O dia 09 de agosto é lembrado como o Dia Nacional da Equoterapia, e para comemorar, o Centro de Equoterapia Vida (CEV), em pareceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com apoio da Administração, irá reali...

Cruzeiro do Sul  – O dia 09 de agosto é lembrado como o Dia Nacional da Equoterapia, e para comemorar, o Centro de Equoterapia Vida (CEV), em pareceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com apoio da Administração, irá realizar uma atividade especial. Conforme a fisioterapeuta e equoterapeuta Deisirê Eckert, organizadora do evento, será no domingo, dia 09, junto a praça Dona Laura, no Centro, a partir das 14h. “Para este momento estaremos realizando recreação para os munícipes, utilizado nossos cavalos. O evento será aberto para o público em geral, sem custos. Todos estão convidados a vir conhecer um pouco mais sobre o cavalo e o seus benefícios, e claro, praticar”, destaca Deisirê. Na oportunidade uma equipe da APAE estará comercializando lanches para arrecadar fundos.

Município garante atividades

A Administração, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social, juntamente com o CEV vem desenvolvendo um trabalho pioneiro na região do Vale do Taquari utilizando o cavalo como mediador terapêutico com o grupo de Pessoas com Deficiência – PCD´S do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Este tratamento conhecido como Equoterapia visa o desenvolvimento global do praticante. A parceria vem sendo desenvolvida desde 2011 e desde então várias pessoas já se beneficiaram com os encontros que ocorrem na 2ª sexta-feira de cada mês, no período da tarde. As atividades buscam o desenvolvimento interpessoal e intrapessoal, além, dos aspectos físicos que o dorso do cavalo pode promover ao praticante. Segundo a equoterapeuta, este movimento físico se assemelha em 95% com o andar do ser humano. Sendo assim, para aqueles indivíduos que não podem andar, ou que apresentam alguma alteração de equilíbrio, seria como se estivessem andando normalmente, mas com os membros do cavalo.

A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional como método terapêutico. E por ser uma terapia interdisciplinar, consegue-se trabalhar desde aspectos psicológicos, cognitivos e motores (físicos) a partir do equino. Entre os benefícios da terapia pode-se citar: melhoras no equilíbrio, postura, coordenação motora, adequação do tônus muscular, ganho de força e flexibilidade muscular, melhoras na aprendizagem, concentração, atenção, comportamento, melhoras na linguagem e fala, nas relações pessoais, visando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo como um todo.

Foto Divulgação

Data de publicação: 31/07/2015

Compartilhe!