Cruzeiro do Sul  – No próximo dia 03 de agosto, segunda-feira, cerca de 1,7 mil alunos das sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental e das sete Estaduais voltam às salas de aula. Além disso, os alunos do projeto Sabe Viver também retornam às atividades. Os estudantes entraram em recesso no dia 22 de julho. Lembrando que a Educação Infantil não parou e seguiu atendeu suas 350 crianças. Conforme a secretária da Educação e Cultura, Aline Inês Dullius, o ano levito irá encerrar no dia 18 de dezembro. “Quero, em nome da Secretaria, desejar um excelente retorno à todos os alunos e profissionais. Seguiremos trabalhando para que a educação do município seja cada vez melhor”, assinala Aline.

Com o retorno das aulas após as “férias de inverno” a secretária salienta que ocorrerá durante o mês de agosto a inauguração oficial do ginásio de esportes da Escola Jacob Sehn, no bairro Glucostarck. Ainda, deve ocorrer a implantação de uma pracinha, reivindicação antiga da comunidade, ao lado da quadra coberta no bairro Passo de Estrela. “Os brinquedos já estão comprados e, com a melhora nas condições climáticas, queremos fazer a colocação”, observa. Aline lembra ainda que no local também ocorreu a reforma da quadra coberta, com auxílio da comunidade.Recentemente, em maio, o município realizou concurso público para a contratação de professores. A secretária informa que até o momento foram “chamados” quatro serventes, dois professores para séries iniciais e um para a educação infantil.

Transporte Escolar

Juntamente com o reinício das aulas, retorna o transporte escolar, o que, segundo a secretária, representa uma gasto mensal significativo. Ao todo são cinco ônibus do município, além de alguns terceirizados, que realizam o transporte dos estudantes até os seus locais de ensino. “Praticamente todos os nossos estudantes usufruem do transporte”, diz Aline. Apenas com as duas empresas terceirizadas e as passagens que são adquiridas pela Administração e após repassadas aos alunos, o município gasta mensalmente em torno de R$ 65 mil. Vale lembrar que as verbas vindas todo o mês para esta finalidade dos Governos Federal e Estadual ficam na casa dos R$ 45,5 mil. Ou seja, faltam cerca de R$ 20 mil por mês. Valor que precisa sair de outros recursos. “Precisamos ainda contar as despesas com os nossos cinco ônibus, o que também gira em torno de R$ 20 mil”, pontua a secretária. Em agosto deve ser realizada uma reunião com os diretores de todas as escolas do município para tratar sobre o transporte escolar, tendo em vista o alto custo e o repasse abaixo do necessário por parte do Governo.

Foto Marcio Steiner

Data de publicação: 30/07/2015