Partindo de uma proposta sugerida pela Administração, a turma do 3° ano da Escola Municipal e Ensino Fundamental 25 de Julho, vem trabalhando desde o mês de abril, no projeto “ Por que alimentar-se bem?”, o qual refere-se a importância da alimentação saudável. O trabalho é elaborado pela professora estagiária do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, Mikaela de Oliveira, com auxílio da titular, a professora Mariúza Rodrigues Welter. Mikaela trouxe para a sua turma propostas pedagógicas variadas, todas relacionadas com o projeto trabalhado. As crianças tiveram a oportunidade de descobrir e buscar várias informações sobre o assunto em questão, no caso hábitos alimentares saudáveis. Os estudantes realizaram pesquisas dentro e fora da escola. Os alunos aprenderam sobre os cuidados com as plantas, por intermédio das atividades exercidas na horta do educandário. Através de metodologias pedagógicas simples e acessíveis, Mikaela conseguiu atingir e conscientizar seus alunos em relação a importância da alimentação saudável para o bom funcionamento do corpo. A professora estagiária procurou trabalhar de forma dinâmica, trazendo histórias que conscientizassem os alunos, assim envolvendo a parte lúdica. A Escola está inserida na zona rural e praticamente todos os alunos são oriundos da mesma. “Com este projeto tivemos a oportunidade de trabalhar e valorizar a cultura que as crianças possuem, incluindo a origem dos alimentos, a necessidade de ingerir uma refeição natural e os cuidados necessários com esta. É necessário oferecer para as crianças a oportunidade de conhecer o desconhecido, onde elas se sintam instigadas pelo interesse da descoberta de um novo saber”, destaca Mikaela.

Data de publicação: 24/07/2015