A Defesa Civil, coordenada pelo secretário da Agricultura, José Roque Gerhardt, o Roquinho, e o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, estiveram reunidos na manhã de terça-feira, dia 14 de julho, no gabinete. O grande objetivo da reunião foi debater a situação de alerta que o município, assim como toda a região, vive em função da possibilidade de uma enchente, com o represamento do rio Taquari e seus afluentes. Foi feito um levantamento prévio, assim como será realizado um mapeamento, que irá apontar os pontos atingidos pelas cheias. O primeiro local no perímetro urbano, conforme as lideranças, é a parte mais baixa do bairro Vila Zwirtes. Este ponto é atingido estando o rio num nível de aproximadamente 22 metros, levando em consideração as medições realizadas no Porto de Estrela. “Mas não podemos esperar chegar a este ponto para agir. Precisamos estar preparados bem antes, monitorando o comportamento das águas e a chuva nas cabeceiras, deixando tudo preparado para a retirada das primeiras famílias”, assinala o prefeito.

O município garante todas as necessidades básicas, iniciando pela alimentação e auxilio na retirada e recolocação do mobiliário nas casas após limpeza e higienização. Gerhardt aproveita para solicitar a todos os voluntários que possam auxiliar, para que façam seu cadastro pelo telefone da Defesa Civil 9753 6251 ou dirijam-se ao Parque de máquinas para orientações.  “Os voluntários serão convocados quando necessário”, frisa Roquinho. Conforme o coordenador da Defesa Civil, na manhã de terça-feira, já estava estavam interditadas vias de acesso a localidade de Sampaio, Boa Esperança Alta e Baixa e em direção a Linha Nova.

Data de publicação: 16/07/2015